Candidato a vereador é flagrado jogando santinhos na rua, diz que é advogado e que partido pagaria multa
Quatro pessoas foram detidas em Campinas jogando santinhos eleitorais próximo à Escola Municipal Correia de Melo, que fica na Avenida Coacyara, no Parque Dom Pedro II, na região do Ouro Verde. Um deles é candidato a vereador.
A ocorrência foi atendida pela Guarda Municipal de Campinas, que fazia patrulhamento e segurança na escola, quando flagrou os quatro despejando os santinhos de um carro. Em um primeiro momento, o candidato disse que poderia ser multado, que o partido do qual ele faz parte iria cancelar a punição, e chegou a dizer que era advogado, sem apresentar qualquer comprovação da Ordem dos Advogados do Brasil.
Os outros três que estavam com ele também negaram o crime. Todos foram encaminhados à 2ª Delegacia Seccional, mas o delegado de plantão não considerou nem registrar o termo circunstanciado, que é comum para ocorrências como essa. O material de campanha foi apreendido.
A prática de espalhar santinhos e outros materiais impressos pelas ruas na véspera e no dia da votação é um crime eleitoral e configura propaganda irregular, que pode levar ao pagamento de um tipo específico de multa, de R$ 2 mil a 8 mil.
* com informações da Rádio CBN Campinas