Campineiro foi o único brasileiro a tocar na abertura dos Jogos de Paris
Foto: Arquivo Pessoal
Um campineiro representou o Brasil de uma maneira bem especial na abertura dos jogos olímpicos de Paris, e o motivo dele estar lá não tem a ver com esporte e sim com a música. Venancio Rodrigues é contrabaixista, e o único brasileiro a integrar a Orquestra Nacional da França, que tem sede no conceituado Teatro de Champs-Élysées, em Paris – e foi único músico do país a participar do evento de abertura dos Jogos Olímpicos.
A cerimônia de abertura aconteceu na última sexta-feira, às margens do Rio Sena, e contou com Lady Gaga cantando em francês, o ídolo Zidane passando a tocha para atletas estrangeiros, além da presença de Celine Dion, que estava afastada dos palcos devido uma doença degenerativa, o que para Venâncio foi o ponto alto da sua apresentação
Venancio começou a tocar contrabaixo aos 12 anos, no Projeto Guri, em Campinas. Foi nesse local que ele teve a sua primeira experiência com orquestra.
A paixão pelo instrumento que conheceu no projeto foi tanta, que ele chegou a se formar como bacharel em música na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e em 2016, ele entrou na Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. Já em 2018 tudo mudou, Venâncio ganhou uma bolsa de estudos para estudar em Paris, onde ficou entre 2018 até 2020, quando conseguiu uma vaga no Conservatório Regional de Paris. Mas, foi em 2024, após a sua 4ª tentativa, que passou no concurso de seleção, e agora integra a orquestra oficialmente, sendo o único brasileiro do grupo.
* com informações da Rádio CBN Campinas