Campinas substitui tampas de bueiros e bocas de lobo para dificultar furtos
Uma média de 500 desses equipamentos são furtados por ano, gerando prejuízo de R$ 1 milhão
Foto: PMC
Para dificultar o furto das tampas de bueiros em Campinas, a Secretaria de Serviços Públicos tem substituído os equipamentos existentes por placas de concreto maiores e mais pesadas. Em novos bairros e loteamentos da cidade, no lugar das bocas de lobo com grades, novos bueiros são construídos nas guias das calçadas com um meio arco vertical que têm maior nível de segurança e fixação e dificultam que o equipamento seja levado.
A estimativa é que Campinas tenha aproximadamente 50 mil bueiros ou bocas de lobo. Apesar de estarem chumbadas com cimento, concreto, os criminosos conseguem arrancar as barras de ferro que compõem o bueiro. São em média 500 furtos por ano.
O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, disse que tem buscado formas de melhorar a segurança dos equipamentos para evitar que sejam levados. “Cada grade vale cerca de 2 mil reais. O prejuízo para a cidade com os furtos gira em torno de R$ 1 milhão por ano. Com este valor seria possível construir cerca de 20 casas populares ou duas praças de esporte de grande porte, por exemplo”, disse Paulella. “É importante que as pessoas se conscientizem que o dano ao patrimônio público traz um prejuízo para toda a sociedade”, completou.