Campinas sedia Encontro Paulista de Gestores Culturais nos dias 22 e 23/7, no Teatro Castro Mendes
Evento reunirá líderes de mais de 300 municípios para debater desafios e inovações; Ministério da Cultura e Governo do Estado de SP virão dialogar com gestores
Foto: Divulgação
Pela primeira vez, Campinas sediará Encontro Paulista de Gestores Municipais da Cultura, que prevê reunir líderes, servidores, técnicos e dirigentes culturais de mais de 300 municípios para conhecer tecnologias inovadoras de gestão da cultura. O evento abre segunda-feira, 22 de julho, às 9h30, no Teatro Municipal Castro Mendes.
“Campinas fica muito orgulhosa de sediar um encontro que trará protagonismo aos gestores municipais e propiciará diálogos entre as gestões estadual, nacional e das cidades do estado”, destaca a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.
Campinas sedia o encontro por ser destaque na gestão cultural e por ter localização privilegiada que facilita o acesso de todas as regiões do estado. Segundo Gabriel Rapassi, diretor de Cultura de Campinas, “os Pontos de Cultura nasceram aqui na nossa cidade e hoje são referência em todo o Brasil. Os números atuais colocam Campinas entre as cidades mais dinâmicas na gestão de cultura do Estado de São Paulo.”
O Encontro contará com atividades do Circula MinC, programa do Ministério da Cultura destinado a dar orientações técnicas para acesso a recursos disponíveis, especialmente sobre modelos de editais da Política Nacional Cultura Viva e da Política Nacional Aldir Blanc.
A Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo estará presente com tira dúvidas sobre seus novos programas. Entre os temas em destaque estão os novos modelos de editais de fomento e as novas leis do setor, tais como o recém-sancionado Marco Regulatório do Fomento à Cultura e as contratações sob a nova lei de licitações.
O evento também visa mapear e visibilizar casos de sucesso que possam inspirar outras gestões públicas da cultura no Estado de São Paulo, promovendo assim um intercâmbio rico em experiências e boas práticas.
Para Marcelo Ricardo, do Pontão de Cultura Areté, entidade co-realizadora do evento, “o Encontro tem como atribuição colaborar para a implementação da Política Nacional Aldir Blanc, e da Política Nacional Cultura Viva no Estado de São Paulo. “Para nós, o encontro representa uma possibilidade de aproximação e consolidação de parcerias e apoios, para que os municípios possam fazer a implementação da Política Nacional Cultura Viva da melhor forma possível”
Como parte do Encontro, haverá Roda de samba, com Casa Caiada e Jongo Dito Ribeiro, aberto ao público na segunda, 22, a partir das 18h na Praça Correa de Lemos, em frente ao Teatro Castro Mendes.
A proposta da Roda de Samba é comemorar 20 anos do Programa e 10 anos da Lei Cultura Viva, junto ao Ministério da Cultura, Secretaria do Estado, os mestres e mestras, dos Pontos de Cultura, e Secretaria de Cultura e Turismo e a população da cidade de Campinas.
A programação completa está disponível no link: https://linktr.ee/gestoresdaculturasp. O Encontro é de participação gratuita para gestores e funcionários públicos ligados à cultura. Inscrições pelo https://gestoresdaculturasp.org.
Essa iniciativa é do Pontão de Cultura Areté em parceria com a Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura (ADIMC), o Consórcio Intermunicipal Culturando, o Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, a Rede Nacional de Gestores Municipais de Cultura, o Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, a Fundação Casa de Rui Barbosa, o Pontão de Cultura Jacarandá, SEBRAE, a Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, com apoio do Ministério da Cultura, através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, e diversas outras entidades estaduais e municipais. A realização conta também com o suporte da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio de sua Secretaria de Cultura e Turismo.