Campinas sedia a 29ª Conferência Mundial das Comunidades Terapêuticas até domingo
Na abertura do evento, realizado pela primeira vez no Brasil, o prefeito convidou a Federação a atualizar manual que regulamenta as comunidades terapêuticas elaborado pelo município em 2022
Foto: Carlos Bassan
O prefeito de Campinas, Dário Saadi participou na manhã desta sexta-feira, 13 de dezembro da abertura da 29ª Conferência Mundial das Comunidades Terapêuticas. O evento está sendo realizado na cidade, no Expo D. Pedro, entre os dias 13 a 15 de dezembro.
Na cerimônia, Dário Saad convidou representantes da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (Febract) para revisar o manual de normatização e regularização das comunidades terapêuticas, elaborado pela Prefeitura de Campinas e o Ministério Público Estadual em 2022. “O manual que estabelece normas e regulamenta as comunidades terapêuticas elaborado por Campinas é fundamental para que a comunidades terapêuticas possam funcionar de modo regular com a documentação e o seu funcionamento em conformidade com a legislação e dentro da ética”, destacou o prefeito.
Além disso, afirmou Dário, o manual é fundamental para dar o devido respaldo do município nas estratégias para enfrentamento da situação que atualmente é um desafio da comunidade contemporânea na abordagem e acolhimento dos usuários e seus familiares.
Douglas Manassé, superintendente terapêutico da Subsecretaria de Políticas Inclusivas da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, disse que o manual elaborado por Campinas serviu de inspiração para o estado do Rio de Janeiro criar o manual de Boas Práticas. “O modelo elaborado pela por Campinas nos ajudou para que as comunidades terapêuticas do Rio de Janeiro se enquadrassem nos parâmetros de funcionamento e serviu de instrumento para que elas possam ser instituídas de forma direcionada e com informações copiladas, didáticas e simplificadas e assim, prestem um serviço legítimo”, afirmou.
Conforme os organizadores, o objetivo da conferência é promover troca de experiências, conhecimentos e abordagens inovadoras no tratamento de dependência química. Esta é a primeira edição do evento no Brasil e reúne especialistas de mais de 18 países, incluindo referências nas áreas de dependência química e comunidades terapêuticas.
No encontro, os especialistas vão abordar temas como a diversidade, a inclusão, a ética, as boas práticas, a justiça criminal, a saúde mental, as políticas públicas e metodologias inovadoras.
A organização é das federações mundial, brasileira e latino-americana de Comunidades Terapêuticas, patrocinada pelo Instituto Padre Haroldo e grupo Prev One.
Participaram da abertura da conferência, Samio Falcão Mendes, diretor do Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas (DEPAD) do Ministério do Desenvolvimento Social; Sushma Taylor, presidente da Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas (WFTC); Jorge Olivares, presidente da Federação da América Latina de Comunidades Terapêuticas (FLACT); e Luis Roberto Chaim Sdoia, presidente da Febract, entre outras autoridades do setor.