Campinas: polícia frustra tentativa de fuga em massa de cadeia
A polícia descobriu o plano do grupo na madrugada, através do sistema de inteligência
A Polícia Civil frustrou na manhã deste domingo (23) uma tentativa de fuga em massa da cadeia pública que fica anexa ao 2º Distrito Policial (DP), no bairro São Bernardo, em Campinas. Ao menos nove presos estavam no local e oito deles faziam parte da Operação Macuco deflagrada pela 2ª Promotoria de Justiça de Itapira, em conjunto com a Polícia Militar, na última sexta-feira, contra uma organização criminosa envolvida na morte de um Guarda Municipal.
A polícia descobriu o plano do grupo na madrugada, através do sistema de inteligência. Com base na informação, foi montada uma operação pente-fino na unidade, com a ajuda do Grupo de Operações Especiais (GOE), ligada a Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic). Foi feita revista e os agentes encontraram na cela um celular, uma tereza (corda de pano), barras de ferro e um cabo de vassoura pintado de preto, usado para substituir a grade de ferro, quando cortada para fuga.
De acordo com fontes do Correio Popular, fugas e tentativas não são registradas na unidade há anos o que leva a tese de que o plano foi arquitetado por grupo ligado aos presos na operação. A colocação em prática da articulação deveria ocorrer ao longo do domingo. A possibilidade poderia ser de fuga, pelos próprios presos ou de resgate. Para este último caso, duas das possibilidades seria comparsas se fingirem de agente oficial ou de policial para entregar algo aos presos e assim render o carcereiro. O caso será apurado pela Polícia Civil através de inquérito e também da Corregedoria da Polícia Civil, para verificar se há participação de agentes na forma de como os objetos entraram na unidade.
Com a suspeita de tentativa de fuga ou resgate, os presos foram transferidos para presídios, que não foram informados.
Fonte - Agência Anhanguera