Campinas não retoma aulas em setembro
O prefeito Jonas Donizette (PSB) disse nesta quinta-feira que Campinas só autorizará a retomada das aulas presenciais quando tiver total confiança na proteção da saúde das crianças
O prefeito Jonas Donizette (PSB) disse hoje que Campinas só autorizará a retomada das aulas presenciais quando tiver total confiança na proteção da saúde das crianças.
Inicialmente prevista para 8 de setembro em todo o Estado, o governador João Doria (PSDB) deverá, amanhã, anunciar mudanças na retomada. Para iniciar as aulas, todas as regiões do Estado precisarão estar na fase amarela do Plano SP, e hoje ainda existe várias na fase mais restritiva, a vermelha.
O prefeito informou que, antes de tomar uma decisão, quer ouvir a comunidade escolar, professores e pais, conselho de educação.
O movimento na região de Campinas para o adiamento do retorno das aulas é grande, especialmente em relação à educação infantil. Os prefeitos temem que o retorno possa colocar em risco as crianças, que até agora, com o isolamento social, estão protegidas em casa da disseminação do novo coronavírus.
A principal preocupação é porque que elas têm comportamento de risco: brincam, trocam brinquedos, se abraçam. A coordenadora da Câmara Temática de Educação da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que reúne os secretários de educação das 20 cidades Claudicir Brasilino Picolo, informou que há um consenso de que a faixa de até cinco anos é complexa para qualquer modelo de retorno às aulas. A Câmara prepara documento apontando as fragilidades para a retomada, que será entregue aos prefeitos, para ajudá-lo a tomar uma decisão.
Fonte - Agência Anhanguera