Campinas lança programa para formação esportiva de estudantes
Escola de Esportes será inserido como projeto pedagógico e ocupará espaços escolares ou anexos às escolas
Foto: Carlos Bassan
O prefeito Dário Saadi lançou o programa “Escola de Esportes”, na tarde desta terça-feira, dia 23 novembro, na Sala Azul, do Paço Municipal. O programa, inusitado, é o resultado da convergência de esforços das Secretarias de Educação e de Esportes e Lazer, direcionado aos alunos de escolas públicas Municipais de Campinas. A iniciativa integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas
O “Escola de Esportes” é um programa de formação esportiva para estudantes do ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA) da rede Pública Municipal de Campinas em espaços escolares ou anexos às escolas e sua idealização é o resultado de estudos feitos de forma conjunta entre as secretarias de Educação e de Esportes e Lazer.
“O programa é muito importante porque existe uma sinergia fantástica entre a Educação e o Esporte, fundamental na formação dos jovens. Permite a descoberta de valores, do comprometimento, aprendizado de vida e no seguimento esportivo, “afirmou o prefeito Dário, que acrescentou: “Cobrimos quadras de escolas e a meta agora é a troca de telhados, o que vai facilitar o programa, mas principalmente proporcionará o bem estar do aluno do aluno”, ressaltou.
Programa inserido no projeto pedagógico
O objetivo do programa é oferecer aos alunos experiências e desenvolvimento por meio da prática de modalidades esportivas diversas. O programa está inserido no projeto pedagógico das Escolas Municipais e a adesão é voluntária
O secretário de Educação Tadeu Jorge projetou que o futuro da educação passa obrigatoriamente pela Escola de Educação Integral e a implementação do “Escola de Esportes” é o início da transformação:” O programa contempla as duas partes em benefício do aluno, amplia o conhecimento por meio da educação e do esporte. Na Escola de Educação Integral é necessário cultura, artes e o esporte também é indispensável. É produção de consciência, inclusão e respeito’, reforçou.
Modalidades e horários
Ao optar por participar do programa, as escolas escolherão as modalidades e horários, de acordo com a disponibilidade do espaço físico da unidade de ensino. As aulas serão realizadas nos espaços esportivos da própria escola ou em equipamentos da secretaria de Esportes e Lazer próximos as mesmas com fornecimento de transporte caso seja necessário. Campinas conta hoje com aproximadamente 45 Escolas Municipais de ensino fundamental e de jovens e adultos, sendo que, numa consulta preliminar, 50% delas já demonstraram interesse em participar do programa “Escola de Esportes”.
A escolha das modalidades esportivas ficará a cargo do diretor e das coordenadorias de cada unidade. Os materiais utilizados nas aulas serão de responsabilidade da OSC (Organização da Sociedade Civil) que executará o trabalho junto aos alunos, após a seleção feita por meio de edital de Chamamento Público.
Para o secretário de Esportes e Lazer Fernando Vanin, o “Escola de Esportes” é um avanço com grande possibilidade de fortalecimento a cada ano, porque vai atuar em harmonia, interagindo de maneira organizada:” A intersetorialidade entre as duas secretarias abre uma perspectiva de mudanças bastante promissoras. Da maneira que o programa foi elaborado, é possível uma capacitação esportiva mais intensa, com excelência, proporcionado pelas OSCs de excelência que temos na cidade. Além disso, projetos do Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas (FIEC), Bolsa Esporte Municipal e ações como a OlimPIC (Olimpíada da Primeira Infância Campineira), poderão consolidar uma política pública esportiva muito forte”, concluiu.
Importância das práticas esportivas
As práticas esportivas promovem relação extraescolar, incentivam a cidadania, auxiliam no combate a obesidade infantil e proporcionam aos jovens qualidade de vida com melhor saúde física e mental.
Ao participar regularmente do programa, além do estímulo ao hábito da atividade física, o aluno interage melhor na área social, o que acaba reduzindo a evasão escolar e ao mesmo tempo melhorando o rendimento escolar.
A cerimônia de lançamento do programa “Escola de Esportes” contou também com a presença da professora Bia Passos (responsável pela apresentação do programa), da diretora da equipe Unimed Campinas Basquete Karla Costa, representantes das secretarias de Educação, Esportes e Lazer, dirigentes de OSCs, e os vereadores Eduardo Magoga, Carlinhos Camelô e Jair da Farmácia.