Campinas integra campanha para divulgação científica sobre a pandemia
O prefeito Dário Saadi parabenizou os responsáveis pela campanha que é fundamental para qualificar tanto os trabalhadores quanto a população em geral
Foto: Divulgação
A Campanha #informarprevenirsalvar foi lançada nesta sexta-feira, dia 2 de julho, em evento virtual da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp) e o Observatório Covid-19 BR para divulgar descobertas científicas sobre a pandemia. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou do lançamento, também como vice-presidente de Saúde da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Focada em gestores locais e agentes comunitários de saúde (ACSs), a iniciativa conta com apoio da FNP, Consórcio Conectar, Instituto Alziras, Instituto Arapyaú, Vital Strategies e Impulsogov. Seu objetivo é disseminar essas novidades de forma simples, rápida e efetiva no Brasil. A iniciativa estará alocada na plataforma Coronacidades e terá cartilha voltada para os ACSs.
Segundo o pesquisador Ricardo Horta, da Anesp, e um dos idealizadores da campanha, a iniciativa junta gestores públicos e pesquisadores e tem o intuito de atualizar e “informar as pessoas sobre aquelas que são as medidas mais importantes, o chamado triângulo da prevenção: uso de máscara corretamente, renovação de ar em ambientes fechados e distanciamento físico, considerando as diferenças entre locais fechados e abertos. São ações que podem salvar vidas.”
A especialista Gabriela Lotta destacou o quanto é relevante que a campanha tenha como um dos focos os ACSs, que são profissionais territorializados e que, historicamente, têm atuado no combate de doenças. “São profissionais centrais no enfrentamento desta pandemia que precisa de prevenção. Eles precisam ser bem informados, apoiados, receber equipamentos de proteção individual e ter valorização pelo SUS e pelos governantes.”
O prefeito Dário Saadi parabenizou os responsáveis pela campanha que é fundamental para qualificar tanto os trabalhadores quanto a população em geral. “Será um instrumento muito importante. Em Campinas adotamos medidas restritivas, firmes, mas se não informarmos a população, somente na repressão, não se consegue combater a pandemia. Temos entre agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemia quase mil profissionais que também atuam no telemonitoramento de pacientes, levam informação à comunidade e participam dos Dias D de vacinação. Eles têm papel fundamental no enfrentamento da pandemia”, disse.
Também participaram da reunião a prefeita de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro, e o prefeito de Belém (PA), Edmilson Rodrigues.
O site traz materiais de capacitação e comunicação tanto para a população quanto aos mais de 5 mil gestores locais e 286 mil agentes de saúde. Um dos diferenciais do site é a disponibilização de peças de comunicação editáveis para prefeitos e prefeitas personalizarem a campanha de forma regional. A população também encontra informações sobre as vacinas, testagens, combate às fake news, curiosidades e demais novidades sobre o coronavírus.