Campinas inicia 9ª edição do curso de drones para agentes da Defesa Civil
Equipamentos são utilizados em ações preventivas, como sobrevoo de áreas com focos de incêndio
Foto: Divulgação
A 9ª edição do curso de direção de aeronaves remotamente pilotadas (RPAS, drones) teve início nesta segunda-feira, 16 de setembro, na Estação Ambiental de Joaquim Egídio. Dos 16 participantes, 12 são agentes da Defesa Civil de Campinas, o foco da capacitação. Também integram o grupo de alunos, profissionais da Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) de Campinas e da Defesa Civil de Santa Bárbara D'Oeste. A carga horária é de 30 horas.
Os equipamentos são utilizados em ações preventivas, como nas operações Chuvas de Verão e Estiagem para identificação de áreas de risco e focos de queimadas.
“Os drones são recursos extremamente importantes tanto para situações de emergência, quanto para o planejamento de novas ações. Na semana passada, por exemplo, quando tivemos queimadas na Serra das Cabras, empregamos drone para verificar onde estavam os focos de incêndio e também para dimensionar o tamanho da área afetada”, afirmou o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.
Para Furtado, capacitar os agentes para utilização do equipamento é uma necessidade que vai ao encontro dos novos desafios encontrados pela Defesa Civil. “Temos cenários que cobrem desde as emergências por conta da concentração das chuvas em um curto período de tempo, até a propagação de queimadas”, destacou.
O curso é promovido pelo Centro de Resiliência de Campinas (CRDC), coordenado pela Defesa Civil, com parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SP (IFSP) – Campus Avançado de Rio Claro e tem apoio da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) e da Escola de Desenvolvimento do Servidor (EGDS).
As aulas são teóricas e práticas. O instrutor é Wagner Martins Araújo, capitão da reserva da Polícia Militar. Além da pilotagem do equipamento em si, o curso também aborda regramentos e segurança no uso dos drones para que possam ser uma solução produtiva para a administração pública.
Joaquim Egídio
Os agentes da Defesa Civil estão atuando desde segunda-feira, dia 9, na região da Serra das Cabras no combate a focos de incêndio. Uma semana depois do início do incêndio, equipes ainda realizam ação de caráter preventivo no local.
Hoje, por exemplo, agentes realizaram resfriamento de áreas durante vistorias e apagaram pequenos focos de queimada de madeira. “Amanhã usaremos também o drone da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para ter mais precisão e verificar a extensão das queimadas e se ainda há focos que persistem”, disse Sidnei Furtado.
A parte prática do aprendizado do 9º curso de drones será realizada no Distrito de Joaquim Egídio e poderá ocorrer na Serra das Cabras.
A próxima turma da capacitação vai contemplar os novos agentes da Defesa Civil de Campinas que por conta dos plantões não puderam participar desta edição.