Campinas ganhará edifício mais alto com vista panorâmica da cidade
Serão 368 unidades de apartamentos no novo prédio, mais um piso de lazer e um piso chamado de Sky View, no último andar. Lá, em um ambiente envidraçado, será possível ter uma vista panorâmica da cidade em 360 graus
Foto: Prefeitura de Campinas
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anunciou nesta quinta-feira, dia 17 de dezembro, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, que a cidade ganhará seu maior prédio. A obra começa a ser construída no próximo ano e terá 40 andares. A altura do prédio será de 122 metros. “Portanto, será um marco arquitetônico”, disse o prefeito.
O empreendimento é da Construtora Patriani. O novo prédio será construído na Avenida Aquidabã, no centro da cidade, entre os hotéis Monreale e Ibis, e a uma quadra do Hotel Mercure. O investimento é de R$ 95 milhões, entre compra do terreno e execução da obra. O empreendimento deve gerar 1.045 empregos diretos e indiretos.
O nome do prédio é Sirius Patriani, em homenagem à nova fonte de Luz Sincrotron brasileira. As vendas do empreendimento começam entre março e abril de 2021. O início das obras está previsto para setembro de 2021 e a entrega para setembro de 2024.
Valter Patriani, fundador e principal investidor da Construtora Patriani, participou do anúncio ao lado do prefeito Jonas Donizette. Ele disse que entre os motivos para trazer esse empreendimento para Campinas é porque é uma das cidades brasileiras com enorme potencial econômico e que incentiva a construção civil. Ele pontuou que os recursos da cidade de Campinas estão sendo usados no empreendimento.
“Durante o tempo que esse prédio está sendo concebido, contratamos um escritório de arquitetura local que está gerando riqueza dentro da cidade e para a comunidade de Campinas. Também os corretores de Campinas – mais de 300 – estarão envolvidos no projeto de vendas.”
Plano diretor
O maior prédio, atualmente, é o Edifício Mirante, com 30 andares, localizado na região central, próximo ao Viaduto Cury. A Avenida Aquidabã está próxima a vários hotéis, um polo com grande potencial de emprego e “área promissora com potencial para atrair outros investimentos”, destacou o prefeito.
Jonas Donizette lembrou que o principal atrativo foi o novo Plano Diretor, vigente desde o fim de 2018, que permitiu a construção de grandes edifícios em lugares antes proibidos. O plano modificou o panorama de zoneamento de todo o território municipal ampliando o limite de altura dos prédios e possibilitando a verticalização de imóveis. “É uma política territorial que ajuda a atrair investimentos como esse”, destacou o prefeito.
Hoje, a Patriani tem cinco prédios entregues em Campinas e para o próximo ano serão mais quatro. “Vamos fazer investimentos em Campinas em 2021 próximos de R$ 400 milhões. Campinas é uma cidade muito atrativa para os construtores, uma cidade que ainda tem muito espaço para a construção civil”, afirmou Valter Patriani.
Empreendimento
Serão 368 unidades de apartamentos no novo prédio, mais um piso de lazer e um piso chamado de Sky View, no último andar. Lá, em um ambiente envidraçado, será possível ter uma vista panorâmica da cidade em 360 graus.
O edifício Sirius Patriani é voltado para a classe média e é residencial. Os apartamentos são de um dormitório de 45 metros quadrados cada. O prédio terá ao todo 43 pavimentos: 41 acima do solo e dois abaixo do solo, onde estarão as garagens.