Jequitibá-rosa é atingido por raio na frente do Paço Municipal de Campinas
Acumulado em 72 horas somou 82,4 mm na tarde desta quarta-feira (15)
Foto: Carlos Bassan/ PMC
Um jequitibá-rosa, de cerca de 50 metros de altura e 2,5 metros de diâmetro, que fica no jardim da frente do Paço Municipal de Campinas, foi atingido superficialmente por um raio no início da tarde desta quarta-feira (15). Segundo a Prefeitura, conforme a análise da equipe técnica, a árvore não precisará ser extraída e não corre risco de cair. O local no entorno do jequitibá está interditado.
Como medida preventiva, alguns dos galhos maiores e mais altos serão cortados para aliviar o peso da copa. Também será amarrado um cabo de aço no tronco, pouco antes da forquilha (início da bifurcação). De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, o jequitibá-rosa tem uma idade estimada de 200 anos.
O prédio do Paço Municipal possui para-raios, por isso o dano na árvore foi superficial. Os trabalhos na árvore serão feitos nesta quinta-feira, dia 16", diz a Administração.
Estado de Atenção
Campinas entrou em Estado de Atenção na tarde desta quarta-feira (15) devido ao excesso de chuva registrado nas últimas horas. O índice pluviométrico (que mede chuvas acumuladas) atingiu 82,4 mm acumulados em 72 horas, de acordo com a Defesa Civil de Campinas. Segundo dados do Cepagri, a velocidade do vento chegou a 61,1 km/h, na região dos Amarais (Norte da cidade).
* com informações do Jornal Correio Popular