Campinas e o Acervo Foto Parodi
O vizinho município de Campinas comemorou 250 anos de fundação no último dia 14 de julho. O então bairro rural do Mato Grosso, ligado à Jundiaí, se fez transformado em Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso em 14 de julho de 1774; depois, em Vila de São Carlos (1797), e em Cidade de Campinas (1842); período no qual as plantações de café já suplantavam as lavouras de cana e dominavam a paisagem da região.
A partir da economia cafeeira, Campinas passou a concentrar um grande contingente de trabalhadores escravos e livres, empregados em plantações e em atividades produtivas rurais e urbanas. Na segunda metade do século XVIII, a cidade começava a experimentar um intenso percurso de "modernização" dos seus meios de transporte, de produção e de vida, permanecendo vivo até hoje na memória da cidade, aspectos diversos destas transformações.
Com a crise da economia cafeeira, a cidade "agrária" de Campinas assumiu uma fisionomia mais industrial e de serviços. No plano urbanístico, por exemplo, Campinas recebeu do "Plano Prestes Maia" (1938), um amplo conjunto de ações voltado a reordenar suas vocações urbanas, sempre na perspectiva de impulsionar velhos e novos talentos, como o de pólo tecnológico do interior do Estado de São Paulo.
A forte recessão econômica mundial também afetou de maneira significativa o comércio do café em Itatiba. Esse é o principal motivo que leva João Parodi, que já trabalhava com fotografia com seu pai Nicolau, em nossa cidade, a buscar alternativas.
No início de 1930 João decide se mudar para Campinas, onde instala seu estúdio fotográfico na então Rua Francisco Glicério, 1068, praticamente em frente à Catedral.
Em 1938, João Parodi produziu para a Administração Municipal de Campinas uma série de cartões postais com vistas da cidade, que são exemplo da qualidade técnica e sensibilidade artística do profissional que representa a segunda geração de fotógrafos da Família Parodi.
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Fonte de informações: Livro “Os Fotógrafos da Família Parodi”, de Rogério Scavone, Editora Centro de Memória da Unicamp, 2023 e Prefeitura de Campinas.
Fotos: Acervo Foto Parodi
O Club Campineiro - 1938
O antigo Teatro Municipal de Campinas - 1938
O Mercado Municipal de Campinas - 1938