Campeonato Paulista reunirá oito equipes no masculino e no feminino
Principal torneio regional do país começará em na primeira quinzena de agosto
Foto: Pedro Teixeira/Vôlei Renata
O vôlei paulista adulto, Divisão Especial, movimentará 15 cidades na temporada 2022. A Federação Paulista de Volleyball confirmou as equipes que disputarão o principal torneio regional do país a partir da primeira quinzena de agosto. Serão 16 times, sendo oito no masculino e oito no feminino, brigando pelo título de campeão estadual. A tabela oficial deverá ser divulgada ainda nesta semana pelo Departamento Técnico da FPV, bem como os jogos que terão transmissão ao vivo.
No masculino, estão confirmados o Vôlei Renata/Campinas, atual bicampeão estadual, O Vedacit Vôlei Guarulhos, vice em 2021, Vôlei Futuro/Araçatuba, Farma Conde São José dos Campos, Climed/Atibaia, Super Vôlei Santo André, Suzano Vôlei e Sesi-SP. O sistema de disputa prevê que as equipes formarão um grupo único, com as duas mais bem colocadas passando para as semifinais, enquanto os times posicionados de terceiro ao sexto farão as quartas de final, passando duas para se juntar à semi.
Já no feminino estarão Osasco São Cristovão Saúde, JustforYou Country Clube Valinhos, Barueri Volleyball Club, Vôlei Taubaté, Sesi Vôlei Bauru, AGEE São Carlos, E.C. Pinheiros e Energis 8 São Caetano do Sul. O torneio feminino, por sua vez, terá turno único com todas as equipes e as quatro mais bem colocadas passarão às semifinais.
Em 2021, o Vôlei Renata garantiu seu segundo título paulista ao bater o Vedacit Vôlei Guarulhos no Golden Set após uma vitória para cada lado. No feminino o Osasco São Cristovão Saúde levou para casa seus 16º título estadual ao derrotar na decisão o Baruery Volleyball Club por 2 a 0 no play off.
O Campeonato Paulista Adulto de Voleibol, Divisão Especial, tem organização e promoção da Federação Paulista de Volleyball.