Campanhas de doação de sangue e de medula óssea serão realizadas neste sábado, nas dependências do SUS
As campanhas serão realizadas das 8h30 às 12h, neste sábado
Foto: Reprodução
Da Redação
Neste sábado, dia 9, o Rotary Club de Itatiba realizará duas campanhas no município: a 11ª Doação de Sangue, e Cadastro para Doação de Medula Óssea, das 8h30 às 12h, nas dependências do SUS (sito à Rua Marcos Dian – 365, Jardim de Lucca).
Em entrevista ao Alô Notícias, de Aloísio Mathias, o presidente do Rotary, Ednaldo Melo da Silva, explicou como funcionará o andamento das campanhas. “A partir das 8h30, no SUS, as pessoas já cadastradas poderão realizar a doação de sangue normalmente. Aqueles que desejarem se cadastrar como doador de medula, poderão fazê-lo no local. Lembrando que poderão realizar pessoas entre 18 e 35 anos”, explica.
Doação de Sangue
Uma bolsa de sangue, que contém 450 mililitros, pode salvar até quatro vidas. Para realizar o agendamento, o interessado pode entrar em contato através do WhatsApp (11) 96916-2638.
As bolsas coletadas serão estocadas no Hemocentro da Unicamp de Campinas, sendo disponibilizadas para a Santa Casa de Misericórdia de Itatiba assim que necessárias.
Doação de Medula Óssea
A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, contém as células-tronco hematopoéticas que produzem os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, responsáveis pela coagulação.
Necessitam da doação pacientes com doenças que comprometem a produção normal de células sanguíneas, como as leucemias; além de portadores de aplasia de medula óssea e síndromes de imunodeficiência congênita.
Para se tornar um doador de medula óssea é necessário: ter entre 18 e 35 anos de idade; estar em bom estado de saúde; não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue (como infecção pelo HIV ou hepatite); não apresentar história de doença neoplásica (câncer), hematológica ou autoimune (como lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide).