Campanha reúne ações de conscientização e arrecadação
A programação da Campanha de Limpeza e Arrecadação de Móveis e Eletrodomésticos foi apresentada no Auditório da Prefeitura
Foto: Tatiana R. Petti/PMI
Da Redação
A Prefeitura de Itatiba realizou na tarde de ontem, dia 31, o lançamento da Campanha de Limpeza e Arrecadação de Móveis e Eletrodomésticos. O evento foi no Auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline e anunciou ações como a limpeza do Ribeirão Jacaré, conscientização nas escolas, plantio de árvores e arrecadação de móveis e eletrodomésticos com foco nas famílias em vulnerabilidade social, cadastradas na Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda de Itatiba.
“Dia da limpeza é todo dia. Aqui estamos lançando uma campanha de conscientização envolvendo secretarias, escolas e sociedade civil sobre a necessidade constante da limpeza. A palavra é educar a todos. Deixar a cidade limpa, porque ela é a nossa casa. Uma semana voltada à limpeza encerrando com o plantio para mostrar o quanto é importante este trabalho de perpetuação das árvores”, incentivou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, acrescentando a importância da arrecadação de móveis e eletrodomésticos. “Uma Campanha para receber e já passar para quem precisa”, garantiu.
“São famílias visitadas pelas assistentes sociais - que concluíram que precisam de itens, como sofá, geladeira, fogão, armário. Pedimos que todos divulguem essa ação. Teremos uma semana de recebimento, a começar no domingo (17/09). E chegando, já vamos levar às pessoas que identificamos que necessitam”, explicou o vice-prefeito e secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno.
“A Campanha reúne ações que vão chamar a atenção para que cuidem melhor de Itatiba, cidade que amamos, e também ao descarte adequado, chamando a responsabilidade da população para que, com ações corretas, deixemos uma cidade mais bonita para todo mundo. Como vamos fazer grandes ações em prol da cidade, surgiu esta ideia de estender a mão para o próximo que mais precisa; a pessoa também pode fazer uma limpeza dentro de casa e doar utensílios em bom estado de conservação para a Secretaria de Ação Social”, enfatizou Gustavo Cosenza de Almeida Franco, secretário interino de Meio Ambiente e Agricultura.
Ações nas escolas
“A Educação está junto na Campanha. Temos duas escolas com projeto EducAção que farão ações especiais no sábado (16) e no plantio. Temos o Ceai, que é o Centro de Educação Ambiental e realiza o ano todo projetos e programas com alunos e que aumentará as ações nesta semana unindo forças, para que os estudantes sejam multiplicadores e levem até pais e familiares maneiras de cuidar do meio ambiente. Todas as escolas receberão o convite de se engajar na Campanha”, salientou a secretária de Educação, Sueli de Moraes Tuon.
Apoio e voluntariado
O evento reuniu secretariado, autoridades municipais e apoiadores da ação, como Voluntariado da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Rotary Club de Itatiba e Jacaré Ribeirão Vivo Associação para Preservação Ambiental (Jappa). Também apoiam a Campanha o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Estado de São Paulo e o Tiro de Guerra (TG) 02-070 de Itatiba. Empresas interessadas em aderir à Campanha podem entrar em contato pelo fone 3183-0630 nos próximos dias.
O Dia Mundial da Limpeza, que motivou a campanha, é celebrado em 16 de setembro, numa iniciativa global que busca conscientizar a população sobre a importância da limpeza e preservação do meio ambiente. Realizado em mais de 180 países, tem como objetivo promover ações de limpeza e mobilizar voluntários em todo o mundo.
Dia Municipal da Limpeza
A campanha também celebrará o primeiro Dia Municipal da Limpeza, instituído neste mês, pela Lei nº 5.577, anualmente no terceiro sábado de setembro. A intenção é que o Executivo apoie voluntários que se mobilizam para a limpeza da cidade, bem como discussões e oficinas voltadas às questões relacionadas ao meio ambiente, tudo com intuito de dar visibilidade ao Dia Mundial da Limpeza, estimular reciclagem e melhoria da limpeza pública municipal e a cultura ambientalista para, a longo prazo, firmar a imagem de Itatiba como destino ideal para eventos ligados ao tema.
Também está em vigor a Lei Municipal nº 5.578 que “dispõe sobre a identificação e limpeza de imóveis que contenham acumulação de objetos, bem como a identificação, prevenção e tratamento dos casos de Transtorno de Acumulação”, com ações integradas dos órgãos da saúde, da ação social e do meio ambiente, caso o munícipe esteja cadastrado no CadÚnico (cadastro único). O Executivo desenvolverá programa específico com a propositura de protocolos e ações integradas.