Campanha do Rotary soma 692 bolsas de sangue em 2024
Neste dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue
Foto: Divulgação
No último sábado, dia 11, o Rotary Club de Itatiba arrecadou 120 bolsas de sangue na sexta campanha de 2024. Realizada nas dependências do Ambulatório Central de Especialidades (SUS), a ação contou com 147 agendamentos, sendo que 82% das pessoas realizaram o cadastro.
Também foi realizada coleta de sangue para doadores de medula óssea, onde foram voluntárias, 19 pessoas.
Meses anteriores
Até o momento, a Campanha de Doação em Itatiba já arrecadou 692 bolsas válidas de sangue: 125 (janeiro); 96 (fevereiro); 120 (março); 115 (abril); 116 (maio) e 120 (junho).
Realização
A campanha contou com a colaboração do Interact Club, Colégio Madre Teresa, Frama Vitta e imprensa: JI, iTV, AM Rádio e Rádio CRN.
Em julho
A sétima edição da Campanha de Doação de Sangue será promovida em 13 de julho, nas dependências do SUS – à Rua Marcos Dian – 365, Jardim de Lucca. Para realizar o agendamento, o interessado pode entrar em contato através do WhatsApp (11) 96916-2638.
Campanha Junho Vermelho
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 1,4% da população brasileira doa sangue, o equivalente a 14 pessoas a cada mil habitantes. No país, mais de 3,1 milhões de doações são realizadas anualmente no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo os últimos dados divulgados, em 2022. O mês de junho, no Brasil, é marcado pela campanha Junho Vermelho e, neste dia 14, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, iniciativas focadas na conscientização da população sobre a importância da doação de sangue.
Seja por motivos relacionados a acidentes ou doenças como anemia falciforme — doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue — talassemia — outro tipo de anemia hereditária que gera um defeito na síntese de hemoglobina — e mielodisplasia — doença que afeta a medula óssea — e cânceres como leucemia, a transfusão sanguínea é um recurso valioso para salvar vidas e cada doação pode salvar até quatro pessoas.
Quem pode doar sangue?
De acordo com o Ministério da Saúde, pessoas de 16 a 69 anos podem doar sangue no Brasil. Para os menores (entre 16 e 18 anos), é preciso o consentimento dos responsáveis.
Na faixa etária entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos.
É preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde.
O doador deve estar descansado e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum.
No dia da doação, é necessário levar documento de identidade com foto.
O Ministério da Saúde indica que a frequência máxima permitida é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo entre doações deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.