Campanha de vacinação contra a gripe irá imunizar crianças, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde
O cronograma da campanha de vacinação é composto por três etapas, que se estenderão até 9 de julho
Foto: Lucas Selvati
Da Redação
O cronograma da campanha de vacinação é composto por três etapas, que se estenderão até 9 de julhoOntem, dia 12, se iniciou, em todo o Brasil, a Campanha de Vacinação Contra a Influenza. A primeira etapa da campanha será realizada até o dia 10 de maio e crianças de seis meses a seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde serão imunizados.
Locais de vacinação
Todas as Unidades Básicas de Saúde de Itatiba estarão realizando a imunização. Bebês, crianças e trabalhadores da saúde podem ainda se imunizar no CAC, e as gestantes e puérperas no CAISMI.
A vacinação será das 8h às 16h e não é necessário agendar horário, apenas apresentar a carteira de vacinação. Quem tiver tomado a vacina contra a covid-19 é preciso esperar pelo menos 14 dias para se imunizar contra influenza. É importante lembrar ainda que, essa vacina não protege contra a covid-19 apenas contra infecções respiratórias que podem evoluir para doenças mais perigosas, como a pneumonia.
Restante da campanha
O cronograma da campanha é composto por três etapas que se estenderão até 9 de julho. A partir do dia 11 de maio os idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e os professores das redes pública e privada, serão os grupos prioritários.
Já a terceira etapa começa em 9 de junho, para pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional, além da população privada de liberdade; e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.
“Vacinas salvam vidas, inclusive a da gripe, que protege contra as complicações provocadas pela doença. Ao garantir a proteção, diminuem os riscos de sintomas respiratórios graves e a necessidade de atendimento na rede hospitalar, que está dedicada a enfrentar a pandemia”, explica a diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Nubia Araújo.
Secretário de Saúde ao JI
Ao JI, o secretário de Saúde, Renan Irabi, falou sobre a diferença entre a vacina contra H1N1 e contra a covid-19 e também comentou onde e quando as pessoas podem ser imunizadas contra a gripe em Itatiba. Confira:
Qual a diferença da vacina contra H1N1 da covid-19? Uma complementa a outra?
“A vacina da gripe e a vacina da covid-19 são dois imunizantes diferentes e de extrema importância. A vacina da gripe confere proteção contra infecções respiratórias, causadas pelo vírus Influenza, que acomete o aparelho respiratório, podendo evoluir para doenças mais perigosas, como a pneumonia. As vacinas contra covid-19 são responsáveis por conferir proteção contra as infecções causadas pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2), doença que atinge diretamente o trato respiratório e pode evoluir para uma pneumonia grave, levando muitos pacientes a óbito. O esquema de doses da vacina da gripe é de apenas uma dose todos os anos. Para a proteção necessária, a maioria das vacinas covid-19 necessita de duas doses. As reações adversas da vacina da gripe incluem dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção, febre, mal-estar e dor muscular. As pessoas que já foram imunizadas com a vacina covid-19 também relataram dor local, inchaço e vermelhidão. A eficácia da vacina da gripe é de 50% a 70%, e é a melhor forma de prevenir a doença. As vacinas covid-19, disponíveis no momento, possuem eficácia de 50% a 95% para sintomas leves e moderados e apresenta cerca de 100% de eficácia contra as formas graves da doença. Reitero que a vacina contra covid-19 é responsável apenas por prevenir as infecções causadas pelo coronavírus e não possui relação com o vírus causador da gripe. As recomendações do Ministério da Saúde são para que as pessoas se imunizem contra a gripe comum que, mesmo não tendo relação alguma com a proteção do Coronavírus, é uma excelente forma de proteger idosos, profissionais da saúde e pessoas com doenças crônicas a evitar infecções respiratórias causadas pelos vírus Influenza”.
Onde e em qual período as pessoas podem se vacinar aqui em Itatiba?
“De 12/ 04 até dia 12/05, as doses estarão disponíveis nas sete Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e 15 postos de Estratégia Saúde da Família (ESF’s) de toda rede pública municipal, além Centro de Atenção à Criança (Cac) e Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caismi), no período das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Não é necessário agendar.
- Bebês e crianças: em todas as UBS’s e CAC;
- Gestantes e puérperas: em todas as UBS's e Caismi;
- Trabalhadores da saúde: em todas as UBS's e CAC”.
Quem poderá ser vacinado?
“Nesta primeira etapa, serão vacinadas crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde (estes devem observar o intervalo de 14 dias da vacina contra covid-19, se for o caso). Os pais devem levar a caderneta de vacinação das crianças. Profissionais de saúde serão vacinados mediante apresentação de um documento de identificação e um comprovante profissional”.