Campanha de Doação de Sangue acontece neste sábado
Anvisa determina intervalo para doação de sangue após infecção por dengue
Foto: Tomaz Silva/Ag. Brasil
O Rotary Club de Itatiba irá realizar, neste sábado, dia 9, a 2ª Campanha de Doação de Sangue de 2024, nas dependências do SUS (sito à Rua Marcos Dian – 365, Jardim de Lucca), das 8h30 às 12h.
Salvar vidas
Uma bolsa de sangue, que contém 450 mililitros, pode salvar até quatro vidas. Para realizar o agendamento, o interessado pode entrar em contato através do WhatsApp (11) 96916-2638.
As bolsas coletadas serão estocadas no Hemocentro da Unicamp de Campinas, sendo disponibilizadas para a Santa Casa de Misericórdia de Itatiba assim que necessárias.
O doador de sangue tipo O positivo, por exemplo, pode atender à necessidade de receptores igualmente do tipo O+, além do A+, B+ e AB+. Já o O negativo supre a necessidade todos os demais tipos, sejam eles Rh positivo ou negativo. É o chamado doador universal.
Um doador de sangue tipo AB positivo atende apenas pacientes do mesmo tipo e fator sanguíneo. O AB negativo pode ser doado para receptores do mesmo tipo, tanto nos fatores positivo como negativo.
O tipo A positivo pode ser doado para pessoas com o mesmo tipo e fator Rh e para quem tem sangue AB+. Já o A negativo pode ser doado tanto para A como para AB, ambos de Rh positivo ou negativo.
O tipo B positivo atende a necessidade de pessoas com tipos sanguíneos B+ e AB+. Já o tipo B negativo pode ser doado para pessoas tanto do tipo B como AB, de ambos os fatores Rh.
Quem pode doar
Os voluntários a doar sangue devem portar um documento com foto. Além disso, as exigências são que o doador deve pesar mais de 50 kg; ter entre 18 e 69 anos (os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis); deve alimentar – se bem (não estar em jejum); não deve ter consumido bebida alcóolica nas últimas 24 horas; não deve ter feito piercing, tatuagem ou cirurgia em um período de um ano; não pode estar em período de amamentação e não pode ter se vacinado nas últimas 48 horas.
Dengue
As pessoas que tomaram a vacina da dengue ou tiveram a doença devem aguardar, pelo menos, 30 dias para doarem sangue. No caso de quem teve dengue hemorrágica, esse prazo aumenta para 180 dias após a recuperação total.
As orientações estão em uma nota técnica, divulgada nesta terça-feira, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O documento também recomenda as pessoas que tiveram contato sexual com quem teve dengue a aguardarem 30 dias para doar sangue.
Veja todas as recomendações:
Pessoas que tiveram dengue comum devem aguardar 30 dias após a recuperação completa;
Pessoas que tiveram dengue hemorrágica devem aguardar 180 dias após a recuperação completa;
Pessoas que tiveram contato sexual com pessoas que tiveram dengue nos últimos 30 dias deverão aguardar 30 dias após o último contato sexual;
Pessoas que tomaram a vacina para dengue devem aguardar 30 dias após a vacinação.