Campanha contra queimada ganha nova fase em Itatiba
Por conta do coronavírus, as queimadas podem agravar ainda mais a situação de possíveis pacientes em recuperação
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Divulgação/PMI
Da Redação
Dando continuidade à Campanha “Todos juntos contra as Queimadas”, esta semana, a Prefeitura de Itatiba entregou folhetos nas barreiras sanitárias instaladas pelo município. A campanha conta com o trabalho conjunto das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Agricultura, de Governo por meio da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão.
Em maio, o trabalho de conscientização começou com a distribuição de folhetos em alguns supermercados com o apoio dos Atiradores do Tiro de Guerra, como, também, a distribuição do material realizada pelos agentes fiscais ambientais nos bairros Moenda, Clube de Campo, Itaembú, Recanto Beira Rio, San Marcos, Morada dos Pássaros, Citrus Pomar São Jorge e Chavini e Castro. Já no Bairro do Morro, a distribuição e a devida conscientização foi feita pela Defesa Civil e por técnicos do Departamento de Agricultura da Prefeitura de Itatiba, com o objetivo da formação de uma nova Brigada de Incêndio Rural naquela região.
Barreiras Sanitárias
O trabalho desta semana está sendo realizado pelos agentes fiscais ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, de modo a não interromper o fluxo dos veículos. Ao todo, foram confeccionados 10 mil folhetos.
Por conta do coronavírus, as queimadas podem agravar ainda mais a situação de possíveis pacientes em recuperação ou que possuam outros problemas respiratórios. “Vamos acabar com essa prática em nosso município. Isso é um crime ambiental. Ligue e denuncie, todos juntos somos mais fortes. Não transforme em fumaça o ar que você respira”, reforçou a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Dorothéa Monteiro.
Crime ambiental
Conforme a Lei Municipal 4.579/2013, em caso de lotes urbanos que não estejam limpos e fechados,o proprietário é o responsável por este tipo de ocorrência.
O responsável pela queimada em terreno está sujeito à multa com valor mínimo de R$ 823,06. E para os que provocam incêndios em mata ou em áreas de preservação permanente estão sujeitos a multas de R$ 20.576,33.
Para solicitar o combate ao incêndio, o cidadão deve acionar o Corpo de Bombeiros Municipal pelo telefone 193 ou (11) 4524-1212, e para fazer denúncias, contatar a Seção de Fiscalização Ambiental pelo telefone (11) 3183-0729 ou a Guarda Municipal Ambiental, que atende inclusive em horário noturno, feriados e finais de semana pelo telefone 153.