Campanha contra poliomielite é realizada no mês de outubro
Crianças de um a quatro anos podem tomar a vacina até o dia 30
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Reprodução / Rádio Progresso
Da Redação
O Governador João Doria anunciou na última sexta-feira, dia 2, o início da Campanha de Vacinação de Poliomielite e Multivacinação, que teve início na última segunda-feira, dia 5. O objetivo é atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes entre zero a 14 anos de idade, reforçando a proteção contra paralisia infantil (polio) nos menores de cinco anos.
“É de extrema importância que todos estejam atentos à imunização e façam uso desta facilidade que o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde, oferecem gratuitamente à população de São Paulo. A vacinação é o meio mais eficaz e seguro de proteção contra doenças graves”, afirmou Doria.
Campanha
Para garantir a prevenção contra a poliomielite, pais ou responsáveis por crianças entre um ano a menores de cinco anos deverão levar os pequenos para receber a “gotinha” (vacina oral, VOP). A meta é alcançar a cobertura vacinal de 95% de um total de 2,2 milhões de crianças (ou seja, pelo menos 2,1 milhões). A revacinação contribui com a redução do risco de reintrodução do vírus no Brasil, que atualmente há circulação no Afeganistão e Paquistão.
Simultaneamente, a campanha de multivacinação será focada na atualização de carteiras vacinais de crianças e adolescentes de zero a 14 anos. A finalidade é que pessoas nessa faixa etária recebam doses de vacinas importantes que podem estar pendentes, garantindo assim a devida proteção contra o vírus que circula no território.
Em Itatiba
A campanha nacional será realizada até o próximo dia 30 para todas as crianças de um a quatro anos. Todas as unidades de saúde itatibense estarão com a vacina disponível de segunda à sexta-feira das 8h às 16h.
O “Dia D” será no próximo dia 17, quando as unidades abrirão exclusivamente para vacinação, no horário das 8h às 17h.
A Secretária da Saúde alerta que, além da campanha de poliomielite, está sendo realizada uma campanha de multivacinação para crianças de cinco anos à adolescentes de 14 anos. Nessa campanha estaremos atualizando todas as vacinas que porventura não foram feitas na rotina.