Caminhão itinerante ‘Conhecendo os ODS’ passa por Itatiba
O Caminhão ODS esteve em Itatiba no último sábado, com diversas atividades didáticas
Foto: Divulgação
No último sábado, dia 9, o Caminhão Itinerante “Conhecendo os ODS” esteve em Itatiba. Além de trazer o Programa das Artes Literárias para estimular a leitura e a produção literária para o público infanto-juvenil, teve como objetivo divulgar as diversas atividades socioambientais ligadas à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Sendo um grande sucesso, o evento contou com a presença de várias autoridades, como o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira; vice-prefeito e secretário de Ação Social Trabalho e Renda, Mauro Delforno; secretário de Meio Ambiente, Hiroshi Bando; vereadora Leila Bedani; as coordenadoras do MNODS-SP, Nina Orlow e Fátima Franco; as empresas Rhodia Solvey Group, Borealis, Supereficiente Acessibilidade Libras e Braile; Cris Palmieri com UGT, EMEI Mariana, Jardim Botânico, Universidade São Francisco, Grupo Mulheres do Brasil, Virada Feminina, Grupo Entre Rosas, Casa Rosa da Mulher, Lixo no Chão em Itatiba Não, Artesãs de Itatiba, todos parceiros do Núcleo e atuantes com os ODS.
Realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto é desenvolvido pela Oliveira Produções LTDA/ Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICS Projeto), empresa que realiza ações culturais em todo o Brasil, em parceria com o Movimento Nacional ODS São Paulo - Núcleo Itatiba, Prefeitura de Itatiba, diversas empresas e ONG´s.
Programação
O Parque Luís Latorre contou com a presença de várias iniciativas de conscientização e Educação Ambiental, com contação de histórias, oficina de absorvente sustentável, concurso de pintura com o tema “A Arte Pode Mudar O Mundo, Rumo A 2030”.
Também teve espaço sensorial para conscientizar às pessoas de como é viver a deficiência no dia a dia; plantio em vasos de garrafa pet, brinquedos didáticos para PCD e conhecendo os ODS; doação de mudas, exposição das obras sustentáveis do Frei Pedro Pinheiros, as artesãs com produtos recuperados do descarte: artesã Rosa Martell, Sérgio Stocco, Tatiane de Sá Romano, biólogo Pedro Carvalho Neto e Viviane Santiago Gemignani falando sobre a trilha dos ODS que será realizado no Jardim Botânico.
A vinda do caminhão deu visibilidade a Itatiba, como referência e incentivo de sustentabilidade para outras cidades, principalmente pela aplicação da visão integrada dos ODS.