Câmeras flagram mais um filhote de onça na Mata de Santa Genebra
De acordo com o biólogo Thomaz Barrella, é possível que, no dia do primeiro flagrante, um dos filhotes estivesse mais longe da mãe e não tenha sido captado pela câmera
Foto: Divulgação
Depois da equipe da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) comemorar a presença de uma onça-parda e um filhote na Mata de Santa Genebra, as armadilhas fotográficas espalhadas pela área de preservação flagraram, no dia 23 de abril, às 21h48, a mãe com dois e não só um filhote.
De acordo com o biólogo Thomaz Barrella, é possível que, no dia do primeiro flagrante, um dos filhotes estivesse mais longe da mãe e não tenha sido captado pela câmera. “Foi uma grande surpresa. Já tínhamos ficado felizes com um filhote e agora a alegria dobrou”, disse.
Ainda segundo Barrella, o primeiro registro de onça-parda na Mata ocorreu em 2013, também com dois filhotes. “Não podemos afirmar que seja a mesma onça, mas nosso primeiro registro mostrou o felino com dois filhotes; depois tivemos mais três registros, porém todos com um único filhote”, completou.
Para o biólogo, a escolha da Mata como local para a procriação mostra que o animal se sente seguro no espaço, “Manter a preservação de uma área de floresta é essencial para a manutenção da vida desses animais”, completou.
A equipe da FJPO vai continuar o monitoramento para acompanhar o desenvolvimento dos filhotes.