Câmara Municipal inaugura exposição ‘Capoeira Brasileira’
A exposição segue uma ordem cronológica dos principais acontecimentos da capoeira no Brasil
Foto: Luis Alexandre Padovani
Da Redação
Na última segunda-feira, dia 1º, foi inaugurada, no Espaço Dito Pinhá, da Câmara Municipal de Itatiba, a mostra “Capoeira Brasileira- Uma luta histórica e cultural pela liberdade”, que resgata a importância da capoeira como esporte de resistência e cultura na história do País. A mostra segue uma ordem cronológica dos principais acontecimentos da capoeira no Brasil.
A exposição é realizada em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo da prefeitura, e tem curadoria do capoeirista e repórter fotográfico André Roberto Braga.
Projeto de lei
No início da exposição há um painel com a Lei nº 4.627, que inclui no Calendário Oficial do município a “Semana da Capoeira”. Sancionado em 2014, o projeto é de autoria do prefeito Thomás Capeletto, vereador à época.
O projeto tem objetivo de incentivar jovens e adultos a participar e valorizar a cultura brasileira através da prática esportiva da Capoeira, de suas cantigas, histórias, oficinas e estimular o relacionamento humano, com diversas atividades a serem realizadas na semana em que se comemora o Dia do Capoeirista, em 3 de agosto.
Exposição
Segundo André Roberto, esta é a realização de um sonho. “A capoeira me levou a lugares que eu jamais imaginei ter a oportunidade de conhecer e pessoas que me transmitiram conhecimento para o resto da vida. Eu vejo como muito justo trazer aqui, na cidade que acolheu meus pais e que eu nasci, todo conhecimento que a capoeira me proporcionou ao longo de todos esses anos”, disse.
O presidente da Casa, Ailton Fumachi, destacou que a Câmara realizou um levantamento para dar visibilidade a projetos aprovados que narram a história de Itatiba e são desconhecidos pelos munícipes. “Junto com a nossa diretora geral, Leda Célio Ribeiro, buscamos levantar todas as leis de honrarias e datas comemorativas que não tinham sido efetivadas por esta Casa e que resgatam momentos de grande importância no desenvolvimento do município”, comenta.
Presenças
Estiveram presentes na inauguração da Exposição: o secretário de Cultura e Turismo, Luis Soares de Camargo; de Esportes, Marcelo Cyrillo; a presidente do Instituto Excelência Negra, Simone Justino; Vera Gamito, presidente do Quilombo Brota; Sonia Martell Sempere da ODS Núcleo Itatiba; e a vereadora Luciana Bernardo, que falou em nome da Câmara. “Inacreditável recordar que dois anos após a Lei Áurea entrar em vigor, em 1890, a capoeira foi proibida por lei. Graças a luta dos negros escravos e seus descendentes, temos a oportunidade de estar reunidos aqui hoje para comemorar a capoeira. Parabenizo o André pelo impecável trabalho e por nos fazer sentir a emoção desta arte. É motivo de grande orgulho para todos nós essa exposição aqui na Câmara. É um grande reconhecimento da nossa luta, arte, perseguição e história”, concluiu.
Programação
Durante todo o mês de agosto, o público poderá conferir a exposição, em horário comercial, no Espaço Dito Pinhá da Câmara.
Para fechar as comemorações da semana, o músico e professor Henrique Lobinho lança o CD “Casa Velha”. O evento será realizado amanhã, dia 5, às 18h, no Espaço Dito Pinhá da Câmara.