Câmara Municipal de Itatiba realiza celebração do Dia da Consciência Negra
A celebração do Dia da Consciência Negra contou com a apresentação da capoeira e maculelê
Foto: Divulgação
A Câmara Municipal de Itatiba realizou na última sexta-feira, dia 19, a celebração do Dia da Consciência Negra. Estiveram presentes no evento o secretário de Cultura e Turismo, Luiz Soares de Camargo, o presidente da Câmara Ailton Fumachi, além dos vereadores Galo Herculano, Leila Bedani e Washington Bortolossi.
“A consciência e igualdade são fundamentais. Que o Dia da Consciência Negra sempre nos inspire a ter uma sociedade mais igualitária e justa”, disse Luiz.
O evento contou com a apresentação de Mari Custódio, que recitou a “ Oração aos nossos antepassados” da Aldeia Tupinambá. Em seguida, acompanhada da irmã Mônica Custódio, performaram apresentação com a temática da representatividade da cultura afro, ao som da música “ Lá e cá”, de Leci Brandão.
A noite de comemorações continuou com apresentações de capoeira e maculelê por diversos grupos e escolas de Itatiba. A roda de capoeira deu espaço a todos os jogadores e cantos foram entoados, como o “ Canto de Liberdade”, que trata sobre a escravidão.
O professor e capoeirista André Roberto Braga falou sobre a importância social da manifestação artística. “A capoeira tem a capacidade de unir. A proposta de hoje é essa: inserir um contexto em que todos tenham espaço. O outro merece compartilhar de todos direitos que usufrui todo ser humano”, disse.