Câmara de Campinas proíbe apitos e cornetas; faixas só se seguradas na mão
Foto: Câmara de Vereadores de Campinas
A Câmara de Vereadores de Campinas decidiu reforçar a segurança do público durante as sessões do Legislativo.
Por meio do Ato 17/2023, publicado no Diário Oficial do Legislativo, a partir de agora está proibida a utilização de apitos, cornetas, megafones e quaisquer outros equipamentos que façam barulho desde o acesso do público nas dependências do Plenário e Plenarinho do Legislativo.
Na avaliação do presidente da casa, Luiz Rossini (PV), a utilização desses instrumentos interfere na liberdade de opinião e fala dos parlamentares.
Já para garantir a segurança das pessoas, bem como a conservação e preservação do espaço físico onde são realizados os trabalhos legislativos, está proibida a entrada com qualquer material que seja utilizado para sustentação de faixas, cartazes ou bandeiras, como pedaços de madeira.
A fixação das faixas agora só será permitida em locais que não impeçam a visão do público sentado no Plenário ou Plenarinho, bem como não ofereçam risco de acidentes ou de deterioração das dependências da Casa.
Não houve nenhum caso de vandalismo recente após o término da reforma do Plenário, como aconteceu em 2013, quando a Câmara foi invadida por manifestantes durante os protestos nacionais para redução das tarifas de ônibus.
* com informações da Rádio CBN Campinas