Calor e chuva podem aumentar os casos de dengue no País
A campanha realizada pelo Ministério da Saúde de prevenção da dengue segue até o próximo dia 31
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Da Redação
O próximo dia 21 marcará o início do verão no Brasil e, com o calor e chuva, pode ocorrer o aumento do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e de outras doenças.
Neste ano, as medidas de prevenção do mosquito exigem atenção dobrada por conta da pandemia da covid-19, já que o risco de uma nova epidemia pode agravar o quadro de transmissão. O aumento de casos de dengue pode ocasionar, ainda, aglomerações nas portas dos hospitais, o que facilita a proliferação de covid-19.
Número de casos
Em 2020, Morungaba registrou três casos confirmados de dengue, nenhuma morte e nenhum caso do tipo 2. Segundo o Ministério da Saúde, de janeiro até o dia 14 de novembro foram registrados 971.136 casos de dengue em todo o País.
No período, foram confirmados 528 óbitos, e os estados do Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul concentravam 76,8% dos casos. A Prefeitura de Itatiba não informou, até o fechamento desta edição, sobre o número de casos no município.
Campanha
No último dia 4, o Ministério da Saúde lançou a campanha de prevenção da dengue. Agentes de saúde orientarão e informarão sobre a criação de criadouros do mosquito. A campanha, que começou em Brasília, se estenderá até o próximo dia 31.