Cadastro de doação de medula óssea contou com 194 participantes em Louveira
Será realizado um cruzamento dos dados genéticos dos doadores e pacientes, caso haja paciente compatível, o doador será convocado pelo Hemocentro da Unicamp
Foto: Pref. Louveira
O evento de cadastro para doação de medula óssea realizado com apoio da Prefeitura de Louveira, no último sábado (3), resultou na participação de 194 pessoas. A Campanha foi promovida pelo Hemocentro da Unicamp, que atende todas as cidades da região. A ação ocorreu no CEIL Bairro, das 9h30 às 14h.
O McDonald's e o Buffet Macal prestaram apoio ao evento fornecendo alimentação aos colaboradores que estavam trabalhando na ação.
No mesmo dia foi coletada uma amostra de sangue de aproximadamente 10ml, a qual será tipada para HLA, teste de laboratório que identifica as características genéticas do doador.
O resultado do exame e seus dados pessoais serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, o Redome, situado na cidade do Rio de Janeiro.
Será realizado um cruzamento dos dados genéticos dos doadores e pacientes, caso haja paciente compatível, o doador será convocado pelo Hemocentro para realizar novos exames, portanto deverá manter seu cadastro sempre atualizado.
Se a compatibilidade for confirmada, o estado de saúde do doador será avaliado e então ele será convidado a fazer a doação.
Quem se cadastrou foi orientado a baixar o aplicativo do REDOME para conseguir a Carteirinha de Doador de Medula. Os dados devem se manter atualizados.
IOS: https://apps.apple.com/br/app/redome/id1478459057
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.redome.app&pli=1
Quem deseja se cadastrar para doação de medula óssea, deve entrar no site do Hemocentro Unicamp e consultar as informações e locais atualizados. Link: https://www.hemocentro.unicamp.br/