Cabo da PM recebe Medalha do Mérito Comunitário
A condecoração foi entregue em um Simpósio Internacional de Polícia Comunitária
Da Redação
Na última quarta-feira, dia 9, a cabo PM Giovana recebeu a Medalha do Mérito Comunitário pelo Programa de Policiamento Comunitário Rural, implementado há dois anos na cidade de Itatiba. A condecoração foi entregue em um Simpósio Internacional de Polícia Comunitária, organizado pela Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PM de São Paulo, realizado no Teatro das Artes do Shopping Eldorado, na capital.
A escolha do Programa de Policiamento Comunitário Rural de Itatiba foi feita após análise de vários projetos colocados em prática pela Polícia Militar em todo o Estado de São Paulo, consolidando e enaltecendo o trabalho realizado pelos policias militares de Itatiba, destacando a dedicação desses profissionais à sociedade, que, muitas vezes, ultrapassa os turnos regulares de serviço.
Além de proporcionar uma maior aproximação com os moradores da área rural, melhorando os vínculos e aumentando a sensação de segurança, o programa também potencializa a prevenção e diminuição da incidência de crimes nos bairros mais afastados do centro da cidade.
Contato com a comunidade
O contato direto com a comunidade permite, ainda, mostrar as diversas práticas positivas realizadas pela PM, propiciando um convívio amistoso com a comunidade e o estabelecimento de um elo de confiança, que permite a coleta de informações, auxiliando o desenvolvimento do policiamento preventivo, além de coibir a possível ação de criminosos nessas localidades.
Devido à confiança dos moradores em denunciar os criminosos que tentam se esconder e atuar na área rural, este trabalho já permitiu a apreensão de diversas armas de fogo, autores de roubo de carga e traficantes de drogas.