Brasileiros do Mundial Sub-20 no Quênia competem em Bragança
Nada menos do que 17 dos 19 atletas que competiram em Nairóbi estão inscritos no Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-23, que será disputado no sábado e domingo

Foto: Wagner Carmo/CBAt
Nada menos do que 17 dos 19 atletas que representaram o Brasil no Mundial de Atletismo Sub-20, em Nairóbi, no Quênia, em agosto, estão inscritos no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-23, que será disputado no sábado (4/9) e domingo (5/9), no Estádio do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP), com transmissão pelo Canal Olímpico do Brasil e o Canal Atletismo da TVN Sports.
A atração é o paranaense Gabriel Luiz Boza (APA-SP), que terminou em quarto lugar no salto em distância no Mundial, com 7,83 m (0.8). Ele sentiu câimbras nas pernas e não fez as duas últimas tentativas para tentar melhorar a colocação. Gabriel é líder do Ranking Brasileiro Sub-23, com 7,90 m (1.4), marca obtida em maio, em Cascavel (PR).
“Estou bem animado para o Brasileiro. O objetivo é garantir vaga no Sul-Americano, que será um desafio muito grande, por ser uma categoria acima da minha”, lembrou Gabriel, de 18 anos, orientado por Cremilson Julião Rodrigues, o Montanha, em Presidente Prudente (SP). “Mas sempre dou o meu melhor e o resultado vem. Tenho várias experiências competindo com atletas mais velhos, então usarei isso no Sul-Americano.”
Com inúmeros títulos nas categorias de base, Gabriel ficou em quarto lugar também no Troféu Brasil deste ano, em São Paulo. “Vou dar meu melhor, e se Deus quiser sairá um recorde pessoal. Vamos ver também como estará o vento e o clima, mas espero ótimos resultados no Brasileiro e no Sul-Americano”, concluiu.
Outros finalistas em Nairóbi inscritos são Lissandra Maysa Campos (Instituto Vicente Lenilson-MT), sexta colocada no salto em distância, com 6,38 (1.1), e Felipe Izidoro da Silva (Instituto Foz-PR), oitavo no salto triplo, com 15,69 m (0.8).
Também estão inscritos no Brasileiro Sub-23: Érica Cavalheiro (Instituto Foz-PR), Giovana Corradi (Centro Olímpico-SP), Gabriela Muniz (CASO-DF), Vivica Ilobi (Centro Olímpico-SP), Izaias Alves Sales (AGUIAS Guariba-SP), Igor Clemente Oliveira (Potiguar de Atletismo-RN), Renan Gallina (AA Maringá), Hygor Soares (AERO-RN), João Henrrique Barros (ASPMP-SP), Gabriel Alves dos Santos (ASEMPAR Paranavaí-PR), Fabricio Pereira (ASPMP-SP), Rian Coutinho (Clã Delfos-MG), Vinicius Galeno (CASO-DF) e Leonardo Santos de Jesus (Pinheiros-SP).
Érica Cavalheiro e Vinícius Galeno foram eleitos os destaques do Campeonato Brasileiro Prevent Senior Sports Sub-20, disputado em maio, também em Bragança Paulista. Assim como Gabriel Boza, todos os Sub-20 enfrentam o desafio de competir contra atletas mais experientes e de tentar incluir seus nomes entre os futuros representantes da seleção brasileira adulta.
Sem a presença de público, a competição seguirá todos os protocolos sanitários de combate a disseminação de novo coronavírus. É obrigatório o uso de máscaras, recomendado o uso de álcool gel, exigido o distanciamento social entre atletas, treinadores, dirigentes e pessoal de apoio que participarão do torneio, entre muitas outras ações determinadas nas normais de competição.
No Brasileiro Sub-23, haverá a campanha de doação de alimentos e como sugestão está a entrega de 1 kg de produto não perecível, que será destinado a Associação Beneficente de Estudos Espíritas Léon Denis, da cidade de Piracaia, distante 27 km de Bragança Paulista.
A CBAt fará campanha também da coleta seletiva e a reciclagem de resíduos nos dois dias de competição. A ação, adotada em todos os torneios, busca a melhoria de qualidade de vida para todos que têm contato com a natureza e o meio ambiente. Uma empresa contratada dará um certificado com detalhes sobre tudo o que for produzido e recolhido nas instalações do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento de Atletismo.
A competição começa às 8 horas de sábado, com a final dos 10.000 m feminino, e termina com os 1.500 m do decatlo, às 17 horas de domingo. As eliminatórias, semifinais e finais dos 100 m estão marcadas para o sábado. Já as semifinais por tempo e finais dos 200 m ocorrerão no domingo. Erik ainda está inscrito nos revezamentos 4x100 m e 4x400 m.
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.