Brasil define atletas de Judô e Basquete 3x3 que disputarão os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023
Todos os 27 esportistas do Basquete 3x3 e do Judô estão inseridos no Programa de Formação de Atletas do CBC
Foto: Divulgação
As seleções Brasileiras de Basquete 3x3 e de Judô conheceram os atletas que irão disputar os Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, no Chile. Ao todo, são 27 esportistas convocados para a disputa, oito no 3x3 e dezenove no Judô.
A seleção de Basquete 3x3 convocada para os Jogos conta com quatro atletas masculinos e quatro femininos, todos inseridos no Programa de Formação de Atletas do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC.
No time masculino, os atletas convocados foram Jefferson Socas, Léo Branquinho e Jonatas Mello, os três do Praia Clube de Uberlândia – MG, e Ruam Miranda, do Paulistano – SP. A equipe é a mesma que disputou o Campeonato Mundial da modalidade neste ano, e que conseguiram o quarto lugar. No feminino, a seleção tem Vitória Marcelino, do SESI Araraquara – SP, Lays da Silva, do Santo André – SP, e Luana Batista e Kawanni Silva, atletas do Praia Clube de Uberlândia – MG.
Além dos jogadores, o Brasil também Luca Carvalho como treinador do time masculino, e Rafaela Bauerfeldt, comandando o feminino. A seleção conquistou os Jogos Sul-Americanos nas duas categorias, e vai em busca de mais um pódio na competição mais importante para o Time Brasil em 2023.
Já a Confederação Brasileira de Judô definiu os representantes do Brasil em Santiago após o Pan-Americano da modalidade na última semana. Cinco atletas se classificaram pelas cotas dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali, e outros 14 foram convocados pela CBJ.
Os atletas disputarão os jogos de 28 a 31 de outubro, no Centro de Esportes de Contato do Parque Estádio Nacional, na capital chilena. Além da competição individual, o torneio também receberá confrontos por equipes mistas.
A seleção brasileira conta com 10 judocas femininos e 9 masculinos, entre eles alguns medalhistas olímpicos, como Daniel Cargnin (73kg) e Ketleyn Quadros (63kg), do Sogipa – RS, Rafael Silva “Baby” (+100kg), do Pinheiros – SP, e Rafaela Silva (57kg), do Flamengo – RJ.
Também compõem a seleção, outros atletas do Pinheiros, como Willian Lima (66kg), Aléxia Nascimento (48kg), Larissa Pimenta (52kg) e Beatriz Souza (+78kg), judocas também do Sogipa, como Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Alexia Castilho (70kg), e Eliza Ramos, é outra representante do Flamengo – RJ.
Além deles, o Brasil também será representado por esportistas do Minas Tênis Clube – MG, como Guilherme Schimidt (81kg), Kayo Santos (100kg) e Amanda Lima (48kg), do Instituto Reação – RJ, sendo Gabriel Falcão (73kg) e Samanta Soares (78kg), do SESI – SP, com Michel Augusto (60kg), e do Vasco da Gama – RJ, com Luana Carvalho (70kg).
A comissão técnica da seleção brasileira de Judô é composta pelo Chefe de delegação, Marcelo Theotonio, e os treinadores, Antônio Carlos Kiko Pereira (Masculino), Sarah Menezes e Andrea Berti (Feminino).
Falta um mês para o início dos Jogos Pan-Americanos deste ano e o Programa de Formação de Atletas do CBC já mostra sua importância na composição do Time Brasil, do Comitê Olímpico do Brasil - COB, que estará representando o país nesta importante competição. A abertura oficial do evento será no dia 20 de outubro.