Bragança recebe Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo
A competição reúne atletas federados e universitários nesta sexta-feira e no sábado (5 e 6/5) no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo
Foto: Carol Coelho/CBAT
O Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo, competição que reúne atletas federados e universitários, será disputado nesta sexta-feira (5/5) e sábado (dia 6/5), no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (SP), com entrada gratuita para o público e transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
A competição, uma parceria entre CBAt e a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), terá em sua primeira etapa a disputa de oito finais entre os federados e quatro entre os universitários. O evento será aberto às 7 horas, com as finais dos 20.000 m marcha atlética no feminino e masculino.
É impressionante o número de inscritos na competição, nesta edição de 2023. A CBAt recebeu a a inscrição de 1.121 atletas federados - 669 homens e 452 mulheres - e 229 universitários - 128 homens e 101 mulheres.
Os atletas inscritos diretamente pela CBAt, no Sistema On-Line Extranet da entidade, representam 76 clubes de 16 Estados (Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo).
Aos 23 anos, a carioca Chayenne Pereira da Silva (Pinheiros-SP) é uma das atrações. Ela está inscrita nas provas dos 400 m e dos 400 m c/barreiras. “Eu estou muito animada por voltar a competir. É sempre incrível poder fazer o que eu amo”, disse a atleta, orientada pela treinadora Marsele Mazzoleni Machado, no Rio de Janeiro.
Recordista brasileira dos 400 m c/barreiras, com 55.15, desde 2021, e representante brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio e no Mundial do Oregon, Chayenne disputa os 400 m como parte de seu treinamento. “Minha prioridade sempre serão os 400 m com barreiras”, comentou a atleta, líder do ranking brasileiro de 2023, com 58.25, tempo obtido no dia 29 de abril, em Campinas (SP).
Outra atração é Izabela Rodrigues da Silva (IEMA-SP), inscrita no arremesso do peso e no lançamento do disco, sua principal prova. Na Olimpíada de Tóquio-2021, ela foi finalista no disco. Ela lidera o ranking nacional de 2023, com a marca de 61,40 m, alcançada dia 11 de março, em São Paulo.
No ano passado, também em Bragança, a FECAM/ASSERCAM (PR) foi a campeã na classificação geral, com 235 pontos. SESI-SP ficou em segundo lugar, com 194,5, seguido de Pinheiros-SP, com 151 pontos.
O Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo fica na Estrada Municipal Antônio de Franco Lima, s/n, no Bairro do Campo Novo, Bragança. Todos podem ver pela TV Atletismo Brasil ao vivo, acompanhar as notícias pelo site (www.cbat.org.br) e mais detalhes sobre as provas e os atletas pelas redes sociais da CBAt.
NO ESTÁDIO, NA TV E NA INTERNET - A competição terá entrada gratuita para o público. O Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento em Atletismo fica na Estrada Municipal Antônio de Franco Lima, s/n, no Bairro do Campo Novo, Bragança. No estádio, o público poderá contar com praça de alimentação.
Todos podem ver também pela TV Atletismo Brasil ao vivo, acompanhar as notícias pelo site (www.cbat.org.br) e mais detalhes sobre as provas e os atletas pelas redes sociais da CBAt.
A competição será aberta às 7 horas de sexta-feira, com a disputa da final dos 20.000 m marcha atlética feminina e masculina. O evento será encerrado no sábado, às 17 horas, com os 1.500 m, última prova do decatlo.
No domingo (7/5), será disputado o Torneio Internacional Loterias Caixa de Atletismo - GP Sul-Americano Adhemar Ferreira da Silva, também em Bragança Paulista, com a participação de brasileiros convidados pelo Ranking Nacional e de atletas estrangeiros. E na quarta-feira, dia 10, o Grande Prêmio Brasil de Atletismo, meeting do World Athletics Continental Tour – Bronze fecha a sequência de competições no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo.