Bragança Paulista apresenta projeto do Parque Linear do Rio Jaguari
O Projeto já foi iniciado com a restauração da Estação Ferroviária do Curitibanos
Foto: Divulgação
Na tarde de segunda-feira (24/10), o prefeito Amauri Sodré apresentou aos vereadores, imprensa e demais convidados, o projeto do Parque Linear Jaguari, que margeará o principal rio do município na região do Menin/Curitibanos. “É um grande ganho para toda a comunidade bragantina”, afirmou o prefeito.
A solenidade de apresentação do projeto ocorreu no Gabinete do Executivo e contou com a presença dos vereadores Sidiney Guedes, Natanael Ananias, Jocimar Scotti e Gislene Bueno, que representou o deputado Edmir Chedid, secretários municipais, imprensa, e do arquiteto Augusto França e equipe, que elaborou o projeto.
O Parque Linear do Rio Jaguari consta no Plano Diretor de Bragança Paulista (Lei Complementar nº 893, de 3 de janeiro de 2020), sancionado pelo ex-prefeito Jesus Chedid em janeiro de 2020.
“A implantação do Parque Linear do Rio Jaguari tem por objetivo garantir a recuperação e a preservação ambiental da calha do rio, a recomposição da vegetação da Área de Preservação Permanente (APP) e, através dele, a oferta de um parque urbano como opção de Lazer, Educação e Cultura”, disse o prefeito Amauri Sodré.
O arquiteto Augusto França, ex-professor da Universidade São Francisco (USF) e professor da Mackenzie, comentou sobre o projeto. “Essa ideia surgiu durante a revisão do Plano Diretor, quando se discutiu a recuperação do Rio Jaguari de forma inteligente, com equipamentos de ecoturismo e educação ambiental, por exemplo. O rio é propício para ter esse parque na zona norte da cidade”, afirmou o arquiteto.
A apresentação do projeto foi feita pelo secretário Especial de Gabinete, Jota Malon. O Parque Linear inicia na Estação Ferroviária do Curitibanos (Fase 1) e vai até a Avenida Atílio Menin, será interligado por ciclovia e trilhas e será executado em etapas: Praça da Música (Fase 2), Praça Radical (Fase 3), Praça do Relógio (Fase 4), Parque das Crianças (Fase 5), Escola Ecológica (Fase 6) e Área para bote (Fase 7).
A primeira fase do parque já foi iniciada com a restauração da Estação do Curitibanos, que prevê a recuperação dos tijolos aparentes e restauração do letreiro da fachada, estruturas de quiosques e sanitário externo no mesmo padrão. Haverá ainda estacionamento e acessibilidade.
A marquise de entrada e a Praça da Música terão um Centro de Apoio, restaurante, palco para shows e apresentações e a praça dos instrumentos.
A Praça Radical terá equipamentos como parkour, quadras de beach tênis, pista de skate, muro de escalada (adulto e infantil), tirolesa, arvorismo e centro de apoio.
A Praça do Relógio será um ambiente com mesas para piquenique, decks e espaço de apoio/alimentação e sanitários.
O Parque das Crianças será um espaço com playground, esculturas de animais, espaços lúdicos, quadras poliesportivas, centro de apoio e centro de artesanato.
O Parque contará ainda com a Escola Ecológica, com foco em Educação Ambiental. E por fim, a área para bote – flutuação em bote no Rio Jaguari.
O custo estimado para a obra, neste momento, é de cerca de R$ 32,5 milhões.
“Já iniciamos o projeto com a restauração da Estação Ferroviária do Curitibanos. O prefeito Jesus sonhava com esse parque e nós vamos buscar recursos para que esse projeto possa ser executado. Nesta terça-feira (25/11), estaremos em São Paulo, em audiência com o governador Rodrigo Garcia e vamos levar nossa reivindicação”, finalizou o prefeito Amauri Sodré.
* com informações do Bragança Jornal