Bragança faz parte do traçado da Trilha Transmantiqueira
Percurso de 1.200 km através de trilhas caminháveis interliga estados de SP, MG e RJ
Foto: Divulgação
Bragança Paulista passou a fazer parte da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso ao ser integrada pelo projeto Trilha Transmantiqueira (TMTQ).
O trajeto cruza 40 municípios de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro para conectar o território brasileiro. A anuência foi assinada pelo prefeito Jesus Chedid e garantirá que a cidade faça parte de uma rede de trilhas nacional.
A trilha começa em São Paulo, no Parque Estadual Alberto Lofgren (antigo Horto Florestal) pela proximidade com aeroporto e possibilidade de atração turística; segue para o Parque Estadual da Cantareira, o MoNa da Pedra Grande, contornando as margens da Represa do Jaguari – onde Bragança Paulista entra na rota – e atinge o pé da Serra do Lopo. O percurso passa pelos bairros Sete Pontes e Serrinha, pela beira do Reservatório do Jaguari até Vargem, chegando a, aproximadamente 20 quilômetros.
No ramal oeste a trilha prossegue até chegar no município de Santa Rita de Ibitipoca-MG quando a adentra o Parque Estadual do Ibitipoca e finaliza na famosa Janela do Céu. No ramal norte a trilha segue até terminar no município de Itumirim, antes passando pela Chapada das Perdizes e por Carrancas. O percurso completo terá mais de 1.100 km de extensão.
O trajeto não acarreta em gastos ao Poder Público, pois a iniciativa faz parte da Associação Trilha Transmantiqueira (ATT), com apoio de voluntários. Segundo o presidente da Rede Brasileira de Trilhas e da TMTQ, Hugo de Castro, atualmente, em razão da pandemia, os trabalhos para definição do traçado e sinalização estão sendo feitos aos poucos, pois é feito com ajuda de voluntários e por várias mãos.
O cadastro de Pontos de Apoio e Guias já está aberto no site. A intenção é que os guias e o comércio rural sejam fortalecidos.
O coordenador do Grupo de Trabalho da Pedra Grande, em Atibaia, disse ao Bragança-Jornal que geralmente a adesão às trilhas acontece devagar, primeiro as pessoas que estão acostumadas com o esporte aproveitam o percurso. Na avaliação do coordenador, a Serrinha já dispõe de uma estrutura boa para receber turistas. “Inicialmente fizemos um mapeamento dos recursos que podem ser utilizados para hospedagem e compra de alimentos. O interessante é que já existe certa estrutura na região.
O público que participa deste tipo de caminhada é muito variado, que prefere camping e hotel. A intenção é que no futuro um trabalho com voluntários e a Prefeitura seja feito para fomento dessas estruturas; por exemplo, um sitiante que tenha pouco gado no pasto, pode transformar a área em camping”.
A Trilha passará por 19 municípios paulistas, sendo sete deles na região bragantina: Bragança Paulista, Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Atibaia, Piracaia, Vargem e Joanópolis.
Mais informações sobre a Trilha Transmantiqueira estão disponíveis no site do projeto www.trilhatransmantiqueira.com.br.
Fonte - Bragança Jornal