Bombeiros se mobilizam para doar sangue ao Hospital Dr. Mário Gatti
Corporação realiza campanha "Bombeiro Sangue Bom" nos meses em que, estatisticamente, há menor número de doadores
Foto: Eduardo Lopes
Integrantes do 7º Grupamento de Bombeiros de Campinas doaram sangue na manhã desta segunda-feira, 31 de outubro, no banco de sangue do Hemocentro no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. A mobilização da corporação ocorre diante da queda de doações, o que eleva a possibilidade de desabastecimento e de adiamento de cirurgias eletivas com potencial de grandes sangramentos, para poder garantir o insumo para as urgências e emergências.
“A ação dos Bombeiros é muito importante nesse momento onde os estoques estão críticos. É um ato nobre, que ajudará a salvar vidas”, disse o diretor técnico do Mário Gatti, Carlos Arca. Segundo ele, a corporação tem sido grande parceira em situações críticas como a que está ocorrendo. “A única forma para termos estabilidade nos estoques é com doações, uma vez que o sangue não pode ser produzido”, afirmou.
Até quarta-feira, 38 bombeiros farão a doação no banco de sangue do Hemocentro do Mário Gatti. “Pertencemos a um grupo de pessoas escolhidas por Deus para cumprir a missão de salvar vidas no nosso trabalho diário e também para salvar vidas doando sangue”, disse o comandante do 7º Grupamento, tenente-coronel Eglis Roberto Chiachirini. “Quando os bombeiros fazem uma ação como essa, estimulam a população a também fazer esse tipo de ação”, afirmou.
A corporação, em todo o Estado, realiza anualmente a campanha “Bombeiro Sangue Bom” em junho, julho e agosto, meses em que, estatisticamente, há menor número de doadores, ocasionando baixas nos estoque. Diante da situação dos estoques no Hemocentro da Unicamp, responsável por abastecer os hospitais do Sistema Único de Saúde da região, a corporação se mobilizou a fim de auxiliar na reposição das reservas.
A ação é parte da rotina do cabo Paulo Alexandre Ribeiro Pires, que duas vezes por ano doa sangue. “É muito importante o engajamento de todos para garantir os estoques e salvar vidas”, disse, após fazer a doação nesta segunda-feira.
O mascote Faísca, dos Bombeiros, esteve presente na ação. O grande boneco de cão dálmata, comandado pelo sargento Luís Carlos Dicara, interagiu com profissionais da saúde e convidou a comunidade a participar da ação voluntária.