Boletim do Consórcio PCJ alerta para a possibilidade de atraso na chegada de chuvas
Em agosto foi registrado o menor índice de chuva do ano
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Lucas Selvati
Da Redação
Itatiba registrou, em agosto, o menor volume de chuva do ano de 2021, um total de 20,6 mm; até então o mês com menor índice tinha sido abril, com 25,4 mm e o com maior índice foi março, com 182,2 mm.
Segundo o boletim sobre Disponibilidade Hídrica nas Bacias PCJ, a tendência é para a confirmação dos cenários que os técnicos têm simulado o que deve ocasionar redução de armazenamento de água no Sistema Cantareira, este, deve entrar em dezembro com apenas 20,2% de seu volume útil. Desde o último dia 2, o Sistema não recebe mais reforço das vazões do reservatório Jaguari, no Paraíba do Sul por já ter atingido sua outorga máxima.
Segundo o boletim, as vazões de afluência aos reservatórios na atualidade estão em níveis muito próximos do que chegaram em 2014, considerada a pior ocorrência climática da série histórica. De acordo com uma nota técnica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o trimestre de setembro a novembro deverá apresentar um volume total de chuvas entre 10 e 50 mm abaixo da média climatológica, sendo que em algumas cidades da região podem chegar até 100 mm menor que o esperado.
La Niña
A redução das chuvas pode ser consequência do último La Niña, que ocorreu entre o final do ano passado e começo deste ano. Segundo o boletim liberado pela Administração de Oceanos e Atmosfera (NOAA) dos Estados Unidos, foi confirmada a reincidência de um novo La Niña em 2021/2022, com potencial para reduzir ainda mais a disponibilidade hídrica de 2022, inclusive nos municípios atendidos pelo Sistema da Cantareira.
Está ocorrência, em sequencia, é um evento raro, nos últimos 35 anos a repetição de La Niña consecutiva aconteceu apenas três vezes: entre 2008 e 2009; 2011 e 2012 e 2017 e 2018.
O Consórcio PCJ voltou a recomendar, iniciativas para ampliar a reserva de água e campanhas de sensibilização da comunidade sobre o uso eficiente da água. Dentre essas ações, podem ser destacadas: obras para ampliação de reserva de água bruta ou tratada, plantio ciliares, desassoreamentos, preservação de mananciais, recarga do lençol freático, entre outras medidas que garantam maior resiliência aos eventos extremos.
Nos próximos dias
O final de semana será de intenso calor em Itatiba, segundo o ClimaTempo, hoje, dia 10, a máxima chegará a 25ºC e mínima de 18ºC, com 67% de chances de chuva. Amanhã, dia 11, a máxima será de 24ºC e mínima de 17ºC, com 90% de chance de chuva. No domingo, dia 12, a temperatura máxima será de 31ºC e mínima de 18ºC.
Segundo o que Defesa Civil de Morungaba informou a última quarta-feira, dia 8, foi o dia mais quente do ano na Estância, com máxima de 36,4ºC às 17h e mínima de 14,4ºC às 7h.
O final de semana também será quente em Morungaba, segundo o ClimaTempo, hoje, a máxima chega 26ºC e mínima de 18ºC com 67% de chances de chuvas; amanhã, a temperatura vai variar entre 17ºC e 25ºC, com 80% de chances de chuvas, e no domingo será entre 18ºC e 32ºC.