Bloco Demônios Acadêmicos da Benjamin fará abertura do Carnaval
O Bloco Demônios Acadêmicos da Benjamin, ou simplesmente Demônios, surgiu em Itatiba no ano de 1977 e a primeira apresentação foi em 1978
Foto: Arquivo JI
Hoje, dia 17, será realizada a abertura do Carnaval 2023 em Itatiba. Para abrir a programação, o Bloco Demônios Acadêmicos da Benjamin fará sua tradicional apresentação, neste ano com o tema "ComPortas Abertas".
Em entrevista ao Alô Notícias, de Aloísio Mathias, o presidente da entidade Fábio Eduardo Chrispim Marin falou um pouco sobre o enredo deste ano para o desfile do bloco. "São 45 anos de história, e 'ComPortas Abertas' é para marcar este retorno, após dois anos de paralisação. Eu vejo com muita alegria o fato da Prefeitura estar centralizando o Carnaval na Praça da Bandeira, pois foi aqui que começou nossa história [do Demônios], e fizemos a história do Carnaval de Itatiba, assim como muitas outras escolas de samba", conta Fábio.
Com a questão de apresentar o samba enredo com antecedência, Fábio explica que foi uma questão de adaptação. "Hoje temos uma geração super conectada, e nós sentimos a necessidade de mostrar esse samba, nosso enredo, com antecedência, como uma forma de motivação", explica.
O desfile terá início às 21h "e pouco" da noite, como divulgado pela página do Bloco, no estilo "vai quem quer", basta apenas colocar sua fantasia e participar.
Sobre o Bloco
O Bloco Demônios Acadêmicos da Benjamin, ou simplesmente "Demônios", surgiu em Itatiba no ano de 1977 e a primeira apresentação foi em 1978. As referências utilizadas para a criação do bloco foram a dos antigos corsos, que fizeram história nos carnavais de início do século XX - inclusive em Itatiba, na Praça da Bandeira, bem como os blocos que se apresentavam nas ruas de Recife, Salvador e Rio de Janeiro.
Da fusão entre essas referências nasceu o Bloco Demônios Acadêmicos da Benjamin. Um grupo heterogêneo, formado por boêmios, jovens estudantes, intelectuais, comerciários e bancários, que tinham como "base" o Bar Capitólio.
O nome surgiu através de Toninho Degani: "A turma é infernal. A maioria mora na Benjamin Constant. O nome só pode ser Demônios da Benjamin", concluiu à epóca. Logo em seguida, alguém acrescentou: "Acadêmicos porque o bloco irá fazer escola".