Bloco Demônios Acadêmicos da Benjamin fará abertura do Carnaval
Neste carnaval, o bloco pretende desvendar o lado obscuro da Inteligência Artificial, com muita irreverência e as suas tradicionais travessuras demoníacas
Foto: Arquivo
Da Redação
O Carnaval em Itatiba terá início na próxima sexta-feira, dia 9, e, como tradição, o Bloco Demônios Acadêmicos da Benjamim fará sua apresentação como abertura da folia no município. Neste ano, o tema do tradicional bloco será “Demônios, a Inteligência Artificial”.
A concentração será a partir das 19h30, na Rua Jorge Tibiriçá, em frente ao Itatiba Shopping. A apresentação ocorrerá por volta das 21h30, logo após apresentação da Banda Santa Cecília e entrega da chave da cidade ao Rei Momo. O bloco é no estilo “vai quem quer”.
Sobre o tema
Neste Carnaval, o bloco pretende desvendar o lado obscuro da Inteligência Artificial, com muita irreverência e as suas tradicionais travessuras demoníacas.
Além das consagradas alegorias, frases, personagens, carros alegóricos, o bloco mostrará os outros lados da IA, como a Burrice Artificial, Ignorância Artificial, Teimosia Artificial, Manipulação Artificial e Cargo Comissionado Artificial. Todos com altíssimo poder cibernético de convencimento e de Fake News.
Diferente dos algoritmos da Internet, o processo criativo, satírico e sarcástico do bloco, é realizado dentro das tradicionais conversas de botequim, onde é terminantemente proibido falar de assuntos sérios como inflação, comunismo, fascismo, religião, futebol e da vida alheia. Somente pode-se comentar pérolas da política local, como a recente discussão sobre a prosopopeia do mundo cibernético local e as CPIs.
Sobre o Bloco
O Bloco Demônios Acadêmicos da Benjamin, ou simplesmente “Demônios”, surgiu em Itatiba no ano de 1977 e a primeira apresentação foi em 1978. As referências utilizadas para a criação do bloco foram a dos antigos corsos, que fizeram história nos carnavais de início do século XX - inclusive em Itatiba, na Praça da Bandeira, bem como os blocos que se apresentavam nas ruas de Recife, Salvador e Rio de Janeiro.
Da fusão entre essas referências nasceu o Bloco Demônios Acadêmicos da Benjamin. Um grupo heterogêneo, formado por boêmios, jovens estudantes, intelectuais, comerciários e bancários, que tinham como “base” o Bar Capitólio.
O nome surgiu através de Toninho Degani: “A turma é infernal. A maioria mora na Benjamin Constant. O nome só pode ser Demônios da Benjamin”, concluiu à época. Logo em seguida, alguém acrescentou: “Acadêmicos porque o bloco irá fazer escola”.