Black Friday: vendas dos segmentos varejistas mais impactados devem crescer 7,2% na Região de Jundiaí
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As perspectivas de vendas para a Black Friday na Região de Jundiaí são positivas. Em novembro, o faturamento dos cinco segmentos varejistas mais impactados pela data deve crescer 7,2% e atingir R$ 4,67 bilhões, de acordo com estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
As cinco atividades selecionadas devem apresentar crescimento no mês de novembro, com destaque para aquelas que comercializam os itens mais buscados durante a Black Friday. A maior taxa de crescimento deve ser das lojas de móveis e decoração, com uma previsão de aumento de 14,2% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, é importante considerar que esse é o segmento de menor faturamento, sendo comum o registro de grandes variações para cima ou para baixo. Já as vendas do varejo de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos devem exibir alta de 8,5%.
Os segmentos que comercializam bens essenciais de consumo também devem apresentar um bom desempenho. As vendas das farmácias e perfumarias e dos supermercados devem crescer 3,0% e 7,5%. Por fim, a expectativa é que o faturamento das lojas de vestuário, tecidos e calçados cresça 8,1% em relação a novembro de 2023.
De acordo com a FecomercioSP, as projeções otimistas estão baseadas no mercado de trabalho aquecido e nas sucessivas quedas da taxa de desemprego, ou seja, há um aumento no contingente de pessoas com capacidade de consumir e o montante de recursos do 13º salário a ser injetado na economia será maior. Além disso, a renda cresceu e o mercado de crédito também tem exibido um desempenho positivo.
A Black Friday dá início ao período de alta de vendas de fim de ano e serve como um indicador de tendência. Durante a ocasião, os varejistas conseguem avaliar a disposição de compra dos consumidores, os produtos com maior demanda e até mesmo o perfil de pagamento. Com esses dados, eles podem ajustar os estoques e as estratégias, garantindo que estarão preparados para atender às demandas no mês seguinte, durante o Natal. Além disso, com mais dinheiro em circulação, devido ao pagamento do 13º salário, as famílias tendem a gastar mais em presentes, produtos de consumo, e itens que elas podem não ter adquirido durante a Black Friday. Assim, juntas, essas datas formam uma combinação poderosa que ajuda a impulsionar o varejo e a economia local.