Bandido condenado na Operação Lava Jato é preso por GMs em Itatiba
Ele, que já havia sido preso durante a operação, e depois posto em liberdade, foi julgado e condenado
Por Fábio Estevam
Um homem condenado na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, e que estava sendo procurado pela Justiça, foi capturado por guardas municipais da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), em Itatiba. A detenção aconteceu na noite de terça para quarta-feira (29), no bairro Santa Cruz.
De acordo com a Corporação, os GMs J.Souza, Marcos e Schunk faziam patrulhamento pelo bairro Santa Cruz, quando percebeu um homem em atitude suspeita. Ao abordá-lo, os descobriram que ele já tinha passagem criminal, quando foi preso durante investigações da Operação Lava Jato. Após ser colocado em liberdade, ele foi julgado e condenado, sendo então considerado foragido desde então.
Com o abordado nada de ilícito fora localizado; já em consulta dos dados criminais constou um mandado de prisão em seu desfavor pela lei 7492, Art. 22 ( Efetuar operação de câmbio não autorizada, com o fim de promover evasão de divisas do País), com pena imposta a cumprir quatro anos e dois meses.
Diante dos fatos, o indivíduo foi conduzido ao Plantão Policial de Itatiba, onde foi elaborado o Boletim de Ocorrência de natureza captura de procurado, permanecendo ele preso e à disposição da Justiça.
A LAVA JATO
A Operação Lava Jato foi um conjunto de investigações, realizadas pela Polícia Federal, que cumpriu mais de mil mandados de busca e apreensão, de prisão temporária, de prisão preventiva e de condução coercitiva, visando apurar um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou bilhões de reais em propinas, denominado Petrolão. A operação teve início em 17 de março de 2014 e contou com 80 fases operacionais durante as quais prenderam-se e condenaram-se mais de cem pessoas; tendo seu término em 1.º de fevereiro de 2021.
* com informações do Jornal de Jundiaí