Balanço da Aicita revela queda na inadimplência em setembro
No período, mais de 300 pessoas saldaram suas dívidas e tiveram o nome excluído do SCPC
Da Redação
Divulgado pela Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita), o balanço do mês de setembro do Serviço de Central de Proteção ao Crédito (SCPC) revelou aumento no número de nomes que deixaram de constar no sistema de devedores. No período, 302 pessoas quitaram suas dívidas, melhora de 6,3% se comparado ao mês anterior, quando 284 nomes foram excluídos do SCPC.
Em relação aos registros, quando se trata da inserção de devedores, o balanço revelou que em setembro o número de inscritos foi 20,15% a menos que no mês anterior: 622 contra 779, respectivamente.
Consultas
Já as consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito registraram queda de 1,11%, passando de 4.204 em agosto para 4.157 em setembro. Segundo a Aicita, o índice deve aumentar este mês devido ao Dia das Crianças.
Ainda, de acordo com a associação, a confiança do consumidor tem aumentado. Em setembro, o Índice Nacional de Confiança (INC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), subiu pela primeira vez no ano, atingindo 92 pontos.
Liberação do FGTS
De acordo com a Boa Vista SCPC, parceira da Aicita, os problemas no mercado de trabalho brasileiro, somados à lenta recuperação da renda, aumentam o risco de que a expansão recente dos empréstimos resulte em maior inadimplência.
No entanto, segundo a empresa, a liberação dos recursos do FGTS pode melhorar a situação financeira das famílias e ajudar a frear o possível crescimento da inadimplência. “De qualquer forma, uma retomada mais vigorosa e generalizada do crédito aos consumidores, sem aumento dos riscos, segue condicionada à evolução do mercado de trabalho e do endividamento das famílias”, afirma a Boa Vista.