Azeite extravirgem brasileiro é o melhor do Hemisfério Sul
Conceituado concurso italiano destaca marca gaúcha Azeite Puro entre 122 rótulos
Foto: Divulgação
O Brasil tem se destacado na produção de azeite de oliva extravirgem. Prova disso é que concursos internacionais estão cada vez mais reconhecendo os rótulos nacionais. É o caso da marca Azeite Puro, eleita a melhor produtora do Hemisfério Sul.
O título foi concedido pelo L’Orciolo d’Oro, concurso italiano que existe há mais de 30 anos e se dedica a encontrar os melhores azeites extravirgem do mundo. Desde 2021, no entanto, o prêmio se transformou em um guia internacional, batizado de Lodo Guide.
Na edição 2023 do Lodo Guide, participaram 626 azeites extravirgem – 504 saídos do Hemisfério Norte e 122 do Hemisfério Sul. Os rótulos foram analisados por um júri de 32 provadores profissionais, cuja classificação foi caracterizada por avaliações sensorial, olfativa e gustativa. O ranking ainda passou pela aprovação dos fundadores do guia: Manuela Ersilia Vigo e Vincenzo Federico Petisi.
O Azeite Puro começou a operar em 2014 em Cachoeira do Sul (RS), a 200 quilômetros de Porto Alegre. Hoje, a linha trabalha com cinco variedades de azeitonas, divididas em quatro rótulos: Arbequina e Arbosana, Koroneiki, Picual e Coratina. Cada produto harmoniza melhor com um tipo específico de prato.
Dentre os diferenciais da marca, estão as plantações cultivadas com produtos biológicos e as colheitas semimecanizadas, com as melhores técnicas de poda. Além disso, a curta distância entre a produção e o envase garante um frescor único e a manutenção das características saudáveis.
O resultado é um produto extravirgem de altíssima qualidade, com acidez de apenas 0,1 e sabor e aroma característicos, perfeitos para harmonizar com os mais diferentes pratos.
Mais informações podem ser obtidas em www.azeitepuro.com.br e nas redes sociais pelo perfil @azeitepuro.