Autorização de Viagem para menores cresce 32% e é recorde em Campinas
Foto: Divulgação
Um levantamento feito pelos Cartórios de Notas de Campinas aponta que as Autorizações Eletrônicas de Viagem (AEVs) nacionais e internacionais de menores desacompanhados de pelo menos um dos pais bateram recorde em Campinas.
Os números do primeiro semestre de 2024 mostram um crescimento de 32% na procura do ato em relação ao mesmo período de 2023 e de 720% em relação ao primeiro semestre de 2022.
Foram 41 autorizações nos primeiros seis meses deste ano frente a 31 entre janeiro e junho do ano passado. Já no primeiro semestre de 2022 foram feitos 5 documentos de autorização eletrônica de viagem.
Desde 2 de agosto de 2021, responsáveis por menores que necessitam viajar desacompanhados dos pais pelo Brasil ou para o exterior podem fazer a Autorização de Viagem de forma eletrônica, realizando o procedimento de reconhecimento de firma por videoconferência por meio da plataforma nacional unificada dos Cartórios de Notas do país, o e-Notariado, recebendo o documento de forma física ou digital para validação no guichê da companhia aérea, via leitura de QR Code no celular ou no papel.
A autorização tem validade pré-determinada por quem fizer o pedido, e pode ser acessada a qualquer momento e de qualquer lugar do mundo pelo site ou app do e-Notariado.
O modelo físico permanece disponível, sendo realizado por meio de reconhecimento de firma, feito presencialmente pelos responsáveis do menor em Cartório de Notas, em um formulário que deve ser preenchido e impresso.
* com informações da Rádio CBN Campinas