Aulas retomam apenas para o 5º e 9º ano em Campinas
A decisão se deu por serem os últimos anos das etapas finais - o 5º é a última fase do fundamental I e 9º, do fundamental II
O prefeito Jonas Donizette (PSB) descartou a possibilidade de retorno às aulas em 8 de setembro para atividades de reforço e autorizou a possibilidade de volta as aulas na rede pública e privada para crianças de quatro e cinco anos do ensino infantil e para o 5º e 9º ano do ensino fundamental municipal, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de cursos técnicos a partir de 7 de outubro. Jonas informou que está buscando viabilizar, junto ao Ministério da Saúde, a testagem de todos os profissionais da Educação.
A rede municipal tem atualmente 70 mil alunos. O retorno das crianças de quatro e cinco anos do ensino infantil dependerá de consulta que será feita aos pais ou responsáveis dia 15 e 30 de setembro pelo site da Prefeitura e do aumento da imunização contra o vírus influenza, da gripe – hoje está em 72% e a meta e chegar a 90% na faixa até seis anos de idade. Crianças de zero a três anos não retornarão em outubro.
A decisão de priorizar, no ensino fundamental, a retomada de alunos do 5º e 9º ano, segundo a secretária de Educação Solange Pelicer, se deu por serem os últimos anos das etapas finais – o 5º é a última fase do fundamental I e 9º, do fundamental II.
“Nossos alunos do 9º ano irão para o ensino médio e colégios técnicos no próximo ano e por isso priorizamos para que tenham aula diariamente. Serão divididos nas salas, respeitando o distanciamento. Os quintos também, porque nem todos os nossos alunos permanecem no sexto ano na rede municipal. Grande parte vai para a rede estadual”, disse Solange.
Ninguém irá repetir o ano, afirmou. Os demais alunos, além das aulas não presenciais que já estão tendo, receberão reforço escolar no próximo ano.
No retorno às aulas, tanto alunos da rede pública quanto privada receberão kits com máscaras, álcool em gel e garrafas de água individual. Os estudantes terão a tempera ura aferida na entrada da escola, as mãos e mochilas higienizadas. O retorno das aulas na EJA será vetado aos maiores de 60 anos.
O protocolo de retomada prevê higienização das escolas várias vezes ao dia e os alunos manterão o distanciamento de 1,5 metros entre eles.
Fonte - Agência Anhanguera