Aulas presenciais só serão retomadas quando houver segurança, diz secretário
À reportagem da CRN, Anderson Sanfins afirmou que ainda não há previsão para o retorno das aulas na rede municipal
Foto: Divulgação
Da Redação
Na última terça-feira, 28, o secretário de Educação, Anderson Sanfins, participou de uma reunião virtual com outros gestores da região para avaliar os protocolos necessários e dificuldades para uma possível volta às aulas.
Em entrevista à CRN, Sanfins disse que foram discutidas ações de cada município dentro de um provável retorno, como questões financeiras para compra de equipamentos de segurança devido à pandemia, professores que estão no grupo de risco e que não podem retornar ao trabalho presencial, etc. Ainda, segundo ele, haverá nova reunião, desta vez, com a participação de prefeitos.
Sobre o retorno das aulas presenciais, mesmo com o governo estadual anunciando que as mesmas deverão voltar no dia 8 de setembro, Sanfins afirmou que Itatiba só irá retornar quando for possível garantir a segurança de alunos, professores e funcionários. “Por enquanto, nós não temos data de previsão para o retorno das aulas. Vamos aguardar o que irá acontecer na região e em todo o estado, para verificarmos o que deu certo e o que precisa melhorar”, comentou.
On-line
O secretário explicou que as aulas para os alunos do Fundamental I e II continuam a ser realizadas on-line. Ainda, segundo ele, aproximadamente 75% dos estudantes têm participado das aulas, e os pais daqueles que não têm acesso retiram as atividades nas escolas.
Sanfins ressaltou que, a partir de agosto, “vamos transmitir na TV aberta aulas com os nossos professores para os alunos do Fundamental I”.
Morungaba
A reportagem da CRN também conversou com a diretora de Educação da Estância Climática de Morungaba, Leninha Spiguel Polizello. Ela explicou que, como em Morungaba não há uma secretaria e sim um departamento, o município depende do governo estadual. “Como nós somos Departamento de Educação e não Secretaria, estamos aguardando as orientações do governo estadual para seguirmos todos os protocolos de volta às aulas”.