Aulas presenciais não retornarão neste mês de setembro em Bragança
Medida vale para a Educação Básica tanto da rede pública, quanto particular
O secretário municipal de Educação, Adílson Moreira Condesso, informou ao Bragança-Jornal nesta quarta-feira, 2 de setembro, que o município não retornará com aulas presenciais neste mês de setembro.
A medida foi tomada após pesquisa com pais e funcionários da rede municipal de ensino. A medida vale para a Educação Básica tanto da rede pública, quanto particular.
“O Plano São Paulo teve muitas mudanças e uma delas afirma que a responsabilidade em decidir pela volta presencial das aulas em setembro é do município. Essa decisão vale para as redes municipal, estadual e privada”, afirmou Condesso. “Após ouvir os pais e profissionais de educação da rede, cerca 83% dos participantes da pesquisa optaram pelo não retorno às aulas neste mês.
Para outubro nós vamos conversar, faremos novo questionário para decidirmos se voltamos ou não”, completou o secretário. Segundo a Secretaria de Educação, participaram da pesquisa 8.424 pessoas, dos quais 1.517 funcionários da pasta e 6.907 pais ou responsáveis por alunos.
O secretário também comentou a manifestação do Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19, a partir de estudo realizado quanto à soroprevalência (frequência de indivíduos numa população que apresentam um determinado elemento no soro sanguíneo) no município, com base nos testes de Covid-19 realizados até 17 de agosto, onde, estatisticamente, de 15,5% a 20,4% das crianças de zero a nove anos seriam soro prevalentes. “Há um sério risco de contaminação em ambiente escolar. A própria Saúde diz que há possibilidade de aumento de casos. Não vamos colocar em risco a saúde das crianças”, afirmou.
Sobre a rede privada, Condesso afirmou que está aberto para que ela apresente pesquisas.
O retorno para o dia 8 de setembro, com atividades de reforço, recuperação e acolhimento, foi autorizado pelo governo do Estado de São Paulo aos municípios que estão há 28 dias na fase amarela do Plano São Paulo, o que é o caso de Bragança Paulista.
“Para 7 de outubro, data definida atualmente pelo Plano São Paulo para retorno das atividades presenciais, vamos acompanhar o andamento das questões de saúde, ao lado do Comitê local de combate à pandemia, em especial às decisões da Secretaria Municipal de Saúde”, finalizou.
Fonte - BJD Bragança