Atual campeão nacional de kart, João Alécio vai correr na categoria F4 Graduados
Piloto de Paulínia vai estrear na principal categoria da divisão Fórmula 4 do kartismo brasileiro
O piloto João Alécio (Fábio Veiga Kart Team/Mega Kart/Clínica Concept/San Marino/ B1ST/ FCKart/Kart Machine/Práxis Mídia) inicia a temporada 2024 com um novo desafio. Atual campeão da Copa Brasil de Kart e 8º colocado no Campeonato Brasileiro 2023, ainda na F4 Júnior, o jovem atleta de Paulínia (SP) subiu de categoria e agora vai disputar a concorrida F4 Graduados, para pilotos de 14 a 27 anos, considerada a principal divisão do kartismo de motorização 4 tempos (Fórmula 4).
Para isso, o piloto de 14 anos já começou a intensificar os treinos físicos e na pista, antecipando a preparação para a temporada. “É uma categoria muito disputada, onde estão os melhores pilotos, e que mistura jovens como eu e outros que estão subindo da F4 Júnior com pilotos mais experientes e fisicamente mais preparados. Por isso, vou ter que me dedicar ainda mais aos treinos”, avalia João Alécio.
“O João é um piloto muito dedicado e isso é muito importante para termos bons resultados numa categoria tão competitiva, como a F4 Graduados. Nosso foco é o Campeonato Brasileiro, que será em outubro, e até lá o João vai estar bem preparado”, afirma Fábio Veiga, o Canjica, preparador e chefe de equipe.
A estreia do piloto na nova categoria será no próximo dia 10 de fevereiro, na primeira etapa do Campeonato San Marino, no Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia.
RESULTADOS
2023 foi o melhor ano da carreira de João Alécio, iniciada em 2019. Além de sagrar-se campeão da Copa Brasil em sua estreia na segunda maior competição do kartismo brasileiro, conquistando também seu primeiro título nacional –, o piloto ficou em 8º no Campeonato Brasileiro, melhorando 11 posições em relação ao resultado de 2022 (19º lugar).
Também obteve excelentes resultados nos regionais paulistas. Na Copa São Light de Kart, terminou em 7º lugar na classificação geral da F4 Júnior, disputando apenas seis das dez etapas, com quatro pódios e uma pole position. Já na V11 Aldeia Cup, ficou em 3º lugar, com cinco pódios conquistados em sete etapas e uma vitória.
A regularidade de Alécio também foi marcante na temporada que passou. Das 15 provas disputadas ao longo do ano em quatro diferentes competições, subiu ao pódio em dez oportunidades, conquistando três vitórias, uma pole position e marcando pontos em todas as disputas.
João Alécio conta com o apoio técnico de fábrica da Mega Kart, uma das maiores fabricantes nacionais de karts, peças e acessórios para o kartismo, além de Clínica Concept Saúde e Bem-estar, B1ST (Be First) acessórios para performance, Kartódromo Internacional San Marino, Equipe FCKart, Kart Machine Peças e Acessórios e Práxis Mídia e Conteúdo.
Fonte: Práxis Mídia
Foto: Leonardo Dias