Atletas olímpicos são atrações no Brasileiro Loterias Caixa Sub-23 de Atletismo
Lucas Vilar, João Falcão e Matheus Correa, que foram convocados para os Jogos de Tóquio, participam da competição deste fim de semana, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista
Foto: Wagner Carmo/CBAt
O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-23 de Atletismo, que será disputado neste sábado e domingo, dias 4 e 5/9, no Estádio do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP), terá como atração três atletas que foram convocados para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
O Brasileiro Sub-23 reunirá atletas de 132 clubes, de 22 Estados e do Distrito Federal e terá transmissão ao vivo pela plataforma streaming do Canal Atletismo e do Canal Olímpico da TVNSports.
Lucas Conceição Vilar (SESI-SP), João Henrique Falcão (CT Maranhão-MA) e Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC) estão inscritos e confirmados na competição. Em Tóquio, Lucas, de 20 anos, participou dos 200 m, enquanto João Falcão, de 22, foi reserva do revezamento 4x400 m misto. Já Matheus, também 22 anos, disputou os 20 km marcha atlética em Sapporo, cidade a cerca de 800 km da capital japonesa.
Paulista de Limeira e treinado por Darci Ferreira da Silva, em Santo André (SP), Lucas Vilar tem um ótima carreira nas categorias de base. Além de vencer várias competições nacionais, tem a medalha de bronze nos 200 m dos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires-2018, como destaque.
“O objetivo é conseguir um bom resultado e garantir a qualificação para o Sul-Americano e os Jogos Pan-Americanos Júnior (Sub-23)”, disse referindo-se ao Sul-Americano que agora será em Guayaquil, no Equador, dias 16 e 17 de outubro, e ao Pan, marcado para Cáli, Colômbia, de 25 de novembro a 5 de dezembro. “Estou bem treinado e animado para competir no fim de semana”, completou Lucas, inscrito nos 100 m e 200 m e nos revezamentos 4x100 m e 4x400 m.
Piauiense de Teresina, João Falcão é especialista nos 400 m, prova em que conquistou no ano passado a medalha de bronze no Troféu Brasil de Atletismo, em São Paulo. Treinado por Antônio Nilson de Sousa, ele foi convocado para o 4x400 m misto pela boa colocação no Ranking Brasileiro, com o tempo de 46.26. “Espero correr bem em Bragança e voltar para casa com medalhas. Tentarei dar o meu melhor”, comentou o atleta, inscrito nos 200 m e 400 m e nos revezamentos 4x100 m e 4x400 m.
Matheus Correa disputará os 20.000 m marcha atlética em Bragança, no seu primeiro e último Campeonato Brasileiro Sub-23. Catarinense de Blumenau e orientado por Ivo da Silva, o marchador terminou em 46º lugar na Olimpíada, depois de ser punido com 2 minutos no pit lane. “Espero fazer uma boa prova e manter a constância de bons resultados que eu vinha fazendo antes da Olimpíada”, disse Matheus, vice-campeão do Troféu Brasil de 2021, disputado em junho, em São Paulo.
Sem a presença de público, a competição seguirá todos os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias, como o uso de máscaras, o recomendado uso de álcool em gel e o distanciamento social, além da medição da temperatura corporal na entrada do Centro Nacional.
No Brasileiro Sub-23, haverá a campanha de doação de alimentos - e como sugestão é indicada a entrega de 1 kg de produto não perecível -, que será destinado a Associação Beneficente de Estudos Espíritas Léon Denis, da cidade de Piracaia, distante 27 km de Bragança Paulista.
A CBAt fará também a campanha da coleta seletiva e a reciclagem de resíduos nos dois dias de competição. A ação, adotada em todos os torneios, busca a melhoria de qualidade de vida para todos que têm contato com a natureza e o meio ambiente. Uma empresa contratada dará um certificado com detalhes sobre tudo o que for produzido e recolhido nas instalações do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento de Atletismo.
Ainda parte da competição, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) montará estande para palestras e para orientar atletas e treinadores sobre o controle de dopagem. Como o exame é feito, quais são os canais de comunicação que os atletas e treinadores podem usar para se informar sobre o #jogolimpo, entre outros assuntos.
A competição começa às 8 horas de sábado, com a final dos 10.000 m feminino, e termina com os 1.500 m do decatlo, às 17 horas de domingo. As eliminatórias, semifinais e finais dos 100 m estão marcadas para o sábado. Já as semifinais por tempo e finais dos 200 m ocorrerão no domingo.
Nova data e local do Sul-Americano - A Atletismo Sul-Americano comunicou para a CBAt a mudança de local e data do Campeonato Sul-Americano Sub-23. O evento será realizado em Guayaquil, Equador, nos dias 16 e 17 de outubro - Georgetown, Guiana, desistiu da sede e a data foi remarcada.
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.