Atleta de Itatiba participa de tentativa de recorde sul-americano de paraquedismo nos Estados Unidos

Foto: Arquivo Pessoal
O céu da cidade de Raeford, na Carolina do Norte (EUA), será palco de uma das mais ousadas manobras coletivas do paraquedismo sul-americano. Entre os dias 15 e 21 de junho, mais de 120 atletas da América do Sul se reúnem para tentar quebrar um recorde que não é superado desde 2013. E Itatiba estará representada nessa façanha: o paraquedista Renato Onorato, de 40 anos, foi um dos selecionados para compor a formação que busca entrar para a história.
A meta da equipe é formar uma figura geométrica no ar com 120 paraquedistas interligados, modalidade conhecida como “big way”. Para isso, serão utilizadas seis grandes aeronaves voando lado a lado e lançando simultaneamente os atletas, que terão cerca de 50 segundos para completar a formação em queda livre a mais de 200 km/h antes de abrirem os paraquedas.
Residente de Itatiba há dois anos, Renato Onorato é natural de São Paulo e pratica o esporte desde 2021. Apesar de ter começado há pouco tempo, acumula cerca de 300 saltos e se destacou pela precisão e qualidade nos voos, características essenciais para a exigente formação aérea. “Não há melhor experiência no mundo do que saltar de paraquedas com amigos”, afirma o atleta.
Além da participação na tentativa de recorde, Onorato também atua como instrutor e recentemente ministrou cursos ao Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro. Ele treina modalidades como big way e 4way indoor, praticada em túnel de vento.
A tentativa do recorde será realizada nos Estados Unidos devido à maior disponibilidade de aeronaves adequadas para saltos simultâneos em larga escala. Ao todo, 150 atletas foram convocados e terão até 15 saltos para conquistar a formação perfeita.
Com os custos elevados de participação, atletas de diferentes regiões estão promovendo campanhas de arrecadação. Quem quiser acompanhar a jornada de Renato ou apoiar financeiramente pode seguir o perfil do atleta no Instagram (@renaspqd) ou acessar sua campanha em apoia.se/renas120way.