Atividades culturais podem ser retomadas na sexta em Campinas
Locais como museus e galerias, cinemas, teatros, salas de espetáculo, eventos e convenções poderão reabrir a partir de sexta-feira
As atividades culturais como museus e galerias, cinemas, teatros, salas de espetáculo, eventos e convenções poderão ser retomadas a partir de sexta-feira, conforme decreto que será publicado amanhã no Diário Oficial do Município. Buffets adultos também serão autorizados a funcionar.
O anúncio foi feito em live nesta tarde pelo prefeito Jonas Donizette (PSB) e a liberação ocorre após a permanência da região de saúde de Campinas por 28 dias (que termina amanhã) na fase amarela do Plano SP de retomada das atividades. O governador João Doria (PSDB) anunciará na sexta-feira a reclassificação das regiões no plano.
Segundo o prefeito, Campinas está seguindo o plano, que estabeleceu 28 dias de permanência da fase amarela, e os prefeitos têm autonomia para liberar as atividades, seguindo as regras de funcionamento estabelecidas pelo Estado.
Para estes setores, será necessário ter ocupação máxima de 40% da capacidade do local, funcionamento máximo de 8 horas por dia – o horário máximo será até 22h --, público sentado e assentos com distanciamento mínimo de 1,5 metros e uso obrigatório de máscara.
A venda de ingressos, inicialmente autorizada apenas online, foi modificada e poderá ser presencial. Há exigência que assentos marcados e horários pré-agendados, com controle de acesso e o número de pessoas, observando a lotação máxima.
O consumo de alimentos e bebidas deverá ser suspenso, garantindo que todos mantenham o uso das máscaras. Grandes eventos e demais atividades culturais que geram aglomeração serão autorizados após 28 dias consecutivos do Estado de São Paulo na fase verde.
Os setores autorizados a funcionar, disse o secretário de Assuntos Jurídicos, Peter Panutto, deverão seguir os protocolos gerais e obter o certificado de estabelecimento responsável. Nos buffets ficará proibida a presença de crianças, maiores de 60 anos e pessoas com comorbidades.
Fonte - Agência Anhanguera